Depois dos pródomos, o parto se encaminha para a fase latente, período em que as contrações não estão irregulares e espaçadas, são suportáveis e têm intervalos irregulares, ou seja, uma pode vir com intervalo de cinco minutos, a outra pode vir com intervalo de 15 minutos, a próxima depois de quatro minutos.
latente: é muito lenta, pode durar muitas horas para surgir os primeiros centímetros de dilatação, as contrações são mais ritmadas, com uma certa frequência e pouco dolorosas. ativa: dilatação mais rápida, o esperado é 1 centímetro por hora, essa fase se inicia entre 3 a 5 centímetros de dilatação.
Contrações irregulares, de fraca intensidade e pouco duradouras....Como acelerar a dilatação no parto normal?
Como saber o quão dilatada eu estou?
Mais conhecido como bolsa rota, a ruptura da bolsa amniótica antes do trabalho do parto acontece com a minoria das mulheres – a maioria sentirá a ruptura no fim do trabalho de parto. Se acontecer, não entra em desespero: a bolsa rota não apresenta perigo ou risco em gestações a termo (após 37 semanas).
O descolamento de membranas é feito por através do exame de toque e movimentos de varredura. A ideia é separar o saco amniótico do útero para estimular a liberação de prostaglandina. Esse hormônio prepara e ajuda na dilatação do colo uterino estimulando o início do trabalho de parto.
No descolamento prematuro da placenta, os médicos optam pela cesárea para proteger a mãe e o bebê. Mas no caso do descolamento ovular, os obstetras avaliam, pois se a situação regredir, a mãe pode, sim, vir a ter um parto normal. “O descolamento no início geralmente não afeta o final da gestação.
A idade materna avançada; descolamento em gestações anteriores; inflamação das membranas que envolvem o bebê devido a uma infecção bacteriana; gestações de gêmeos; diabetes melito; tabagismo; alcoolismo e uso de drogas também podem ser fatores de risco.
O descolamento prematuro da placenta pode causar sinais e sintomas, como: Dor abdominal intensa; Dor na região lombar; Sangramento vaginal.
Geralmente, o hematoma regride sozinho. O tratamento pode ser repouso de uma semana a 15 dias, absoluto ou não. Isso varia de acordo com a gravidade do caso. Além disso, podem ser receitada uma reposição de progesterona, hormônio responsável pela manutenção do primeiro trimestre da gestação.
Não existe nenhum tipo de tratamento específico para Hematoma Subcoriônico. Geralmente, a recomendação do obstetra consiste em repouso parcial ou total, dependendo da gravidade do problema. Essa informação é obtida através de uma ultrassonografia transvaginal.