Se houver dúvidas sobre a estrutura de certa molécula e se ela segue a regra do octeto, basta calcular a carga formal dos átomos. ... A carga formal de um átomo é a carga que ele teria se as ligações fossem perfeitamente covalentes e o átomo tivesse exatamente a metade dos elétrons compartilhados nas ligações.
As ligações químicas representam as forças que os átomos utilizam para se manterem unidos. Mas, porque eles precisam fazer isso? O objetivo de todos os elementos da tabela periódica é se transformar em um gás nobre, que recebe esse nome porque possui estabilidade na camada de valência, ou seja, 8 elétrons.
Força de atração eletrostática entre os cátions (+) e os ânions (-). Nesta ligação os elementos que apresentam pouca eletronegatividade (metais) cedem elétrons para os elementos que são bastante eletronegativos (não metais). De nada, e muito obrigada pela ajuda.
intramoleculares, que ocorrem entre grupos químicos da mesma molécula, por exemplo as interações entre resíduos de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica, e ii. intermoleculares, que ocorrem entre grupos químicos de duas moléculas, por exemplo entre as moléculas de água e os grupos fosfato hidrofílicos do DNA.
Distinguidas pelos tipos de átomos constituintes e comportamento dos elétrons, existem três tipos principais de forças intramoleculares: as ligações iônicas, as covalentes e as metálicas.