Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
Quando o nível de glicemia é considerado diabetes? O diagnóstico do diabetes ocorre quando em dois exames com jejum adequado e realizados em dias diferentes, o valor de glicemia está igual ou superior a 126 mg/dL. O médico também poderá solicitar outros exames para complementar a investigação e confirmar o diagnóstico.
A principal causa da resistência insulínica é o ganho de peso. Com o ganho de peso e o aumento do tecido adiposo, há maior necessidade do pâncreas produzir insulina e, com isso, o ciclo da resistência insulínica se inicia.
Para alguns casos, conforme orientação médica, a resistência à insulina pode ser tratada também com medicamentos utilizados para diabetes, como metformina e pioglitazona. O diagnóstico da resistência à insulina é feito com exames de sangue que medem a dosagem de glicose e insulina no organismo.
Comer de maneira saudável: Tenha uma dieta baseada principalmente em alimentos minimamente processados. Incluir nozes e peixes com alto teor de gordura deve ajudar. Consumir ácidos graxos Ômega 3: Consumir ácidos graxos ômega 3 pode, ajudar a reduzir a resistência à insulina.
COMO CONTROLAR A INSULINA E EMAGRECER A resistência à insulina é reversível. Mudando alguns hábitos você pode reverter a resistência à insulina e emagrecer. Para quem tem resistência a insulina e precisa perder peso, fazer o jejum intermitente combinado com uma dieta de baixo carboidrato é uma excelente opção.