Uma nuvem densa costuma se formar sobre o vulcão. Porções de lava são lançadas para cima, formando uma fonte ardente de gotículas e fragmentos incandescentes. Essas partículas caem como uma chuva no lado externo do cone ou dentro da cratera, de onde são novamente lançadas para fora.
vulcão é uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas.
Já os vulcões inativos são aqueles que não apresentam atividade, porém não há como descartar que em algum momento possam voltar a apresentar sinais de instabilidade.
Sim há uma grande diferença.Um vulcão adormecido é aquele q parou de expelir magma por pelo menos uma década, já o vulcão extinto(mesmo q "desaparecido", "morto") parou de ter expelir magma por milhares de anos, assim se tem a segurança de n haver mais erupções, pois as camadas mais internas do vulcão já se resfriou, ...
Normalmente, se um vulcão entrou em erupção pela menos uma vez nos últimos 10.
A diferença é que o vulcão extinto é aquele que não possui mais atividade em seu interior,ou seja, ele não vai mais entrar em erupção no futuro. E o vulcão adormecido é aquele que parou de expelir magma durante um tempo,porém ele pode entrar em erupção novamente no futuro.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. ... Também ocorreram na região amazônica derramamentos basálticos de origem vulcânica, no passado geológico brasileiro.
Resposta: Não existem em território brasileiro nenhum vulcão ativo. Contudo, o vulcanismo já existiu no Brasil no fim da Era Mesozoica, segundo o CPRM, especificamente nas regiões Sul e Sudeste do país. Nessas são encontradas rochas basálticas.
O Brasil não sofre com ação dos terremotos de maneira intensa, pois o país localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. Dessa forma, a movimentação dessa placa tectônica não gera em nosso território o movimento convergente, ou seja, não há fortes terremotos no Brasil.
A atividade sísmica do Brasil é menor do que a dos países da região dos Andes, porque nosso território localiza-se no interior de uma placa tectônica. ... A história tem mostrado que mesmo em regiões de baixa atividade sísmica (região intraplaca) podem ocorrer grandes tremores de terra.
Conhecidos popularmente como terremotos, os abalos sísmicos ocorrem durante todo o tempo no planeta Terra, e são resultados da interação das placas tectônicas com as camadas inferiores, principalmente a astenosfera (subcamada do manto terrestre), onde se encontra o magma – substância incandescente, pastosa, composta ...
A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas (“tectônica” tem origem na palavra “construção” em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos. ... A região onde ocorre a liberação de energia sísmica (ondas sísmicas), ou a falha na rocha, é chamada de região focal ou foco sísmico - hipocentro.