De acordo com ele, o país tem um acervo de 137 mil pontes, avaliadas em R$ 260 bilhões. Apesar dos ativos, o Brasil sofre com a falta de recursos para a inspeção e monitoramento das estruturas.
As 10 maiores pontes do mundo: descobre onde estão
1.
Notas: Inaugurada no dia 27 de setembro de 2002, liga a capital do Tocantins ao município de Paraíso. Construída com 100% de recursos estaduais sobre o Lago de Palmas, possui 1.
1.
Segundo o trabalho, a profundidade média da lagoa, de 21,4 metros, também deve ser um recorde nacional para formações lacustres, com exceção das represas, que são sistemas artificiais.
O imenso lago de 172 km de extensão e 8 Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²) se formou com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Somente na Capital do Tocantins, são 54 km de espelho d'água, onde também estão presentes, o ano inteiro, ótimas praias de águas doces.
em 2001
Possui uma extensão de mais de 2.
ARUANÃ - Seu Carrijo tinha 11 anos quando ia com o pai para o garimpo, atividade que exigia mergulhos com escafandro no Rio Araguaia, a 30 metros de profundidade. Os anos se passaram, o nível da água baixou, as pedras preciosas escassearam, mas o rio nunca o deixou.
A maior cheia no rio Tocantins foi em março de 1980, período na qual o nível do rio em Tucuruí aumentou cerca de 20 metros. Em 8 de março daquele ano, Marabá ficou praticamente submersa.
rio Amazonas
Serra Dourada
Oceano Atlântico
Notas: O Rio Tocantins, que atravessa os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão, tem uma área de 803.
A nascente do rio Araguaia fica na Serra do Caiapó – paralelo 18º, na fronteira entre os estados de Mato Grosso e Goiás. Já o rio Tocantins nasce no estado de Goiás – ao norte de Brasília.
Chapada das Mangabeiras
Seus principais afluentes são o Rio das Almas, Rio Cana Brava, Rio Santa Clara, Rio dos Patos, Rio Uru, Rio Tocantinzinho, Rio Sono, Rio Cacau, Rio Mupi e Rio Barra Grande. Ele é muito utilizado para navegação fluvial, principalmente na época das cheias, entre as cidades de Belém, no Pará, e Lajeado, em Tocantins.
1.
As principais usinas são as de Lajeado, Peixe Angical e Isamu Ikeda. O Estado exporta 1.
Os rios da Bacia Tocantins-Araguaia são de extrema importância para a população desses estados. Cerca de 8 milhões de pessoas residem na área dessa bacia. O potencial hidrelétrico é aproveitado através da construção de várias usinas hidrelétricas, como a da Serra da Mesa, Tucuruí, Canabrava, entre outras.
Tal preocupação é devido ao fato de tais recursos estarem ligados a impactos ambientais, como: ocupação do solo indevida, uso indiscriminado da água, desmatamento de matas ciliares, sedimentação, assoreamento, construção de barragens, desvios de cursos d'água, erosão, salinização, contaminação, impermeabilização, ...