Os servos usavam as terras para a prática da agricultura, mas todas as terras pertenciam aos proprietários, os senhores feudais. ... As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.
SERVIDÃO DE PASSAGEM. ... A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente. No caso dos autos, a instituição da servidão ocorreu em 1998, anterior a aquisição do terreno pelo Autor, em 2004.
A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.
Os impostos, portanto, eram cinco: corveia, talha, banalidade, capitação e mão-morta.
A corveia consistia no trabalho sem remuneração dos servos em instâncias públicas; a talha consistia na porcentagem referente ao que foi produzido no manso servil; a banalidade era o pagamento recorrente da utilização de algum mecanismo que pertencesse ao feudo; a capitação era o imposto anual pago ao senhor feudal; e ...
Capitação: Imposto pessoal pago pelos servos. talha: obrigação de entregar parte da produção agrícola ao senhor feudal. Prestações: o dever de dar hospitalidade ao senhor feudal quando este viajasse pelos seus domínios territoriais. Corvéia: trabalho gratuito na propriedade do senhor.
Resposta: A função do feudo era a produção agrícola e proteção dos servos, sendo que ele era composto por divisões e fortificações que podiam proteger o senhor feudal e seus servos. Os feudos também contavam com unidades de combate para a defesa do seu território e produção.
A= O grupo social responsável pelo trabalho produtivo no feudo era o constituído pelos Servos.
A Divisão Social no Feudalismo Esta definição dos papéis sociais durante o Feudalismo foi concebida pela Igreja católica. De acordo com a Igreja católica ao clero cabia cuidar da salvação espiritual de todos; aos guerreiros (senhor feudal), zelar pela segurança; e, aos servos, executar o trabalho nos feudos.
Em sua organização econômica, os feudos pertenciam aos chamados senhores feudais, responsáveis por proteger e administrar as terras do feudo. Dividindo as terras entre os mansos servis e senhoriais, o senhor feudal determinava o tempo em que cada uma dessas terras deveria ser trabalhada.
Assim, um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.