Para que o fluido refrigerante circule pela tubulação e seja distribuído para o evaporador e condensador, o funcionamento do compressor do ar-condicionado é fundamental. A principal função do compressor é bombear o fluido refrigerando pelo sistema do ar-condicionado, possibilitando a troca e dissipação do calor gerado.
Função básica do compressor O compressor, na prática, comprime o gás refrigerador, mandando-o para o condensador do seu veículo. ... E, aí está a questão: se o compressor do ar-condicionado não estiver funcionando de forma adequada, o ar não será refrigerado o bastante (isso quando é refrigerado, de alguma forma).
O compressor comprime o ar frio, tornando-o um gás quente de alta pressão. O gás quente passa por um trocador de calor (responsável por dissipar o calor) e se condensa para o estado líquido. Este líquido escoa por uma válvula de expansão. Neste processo ele vaporiza e se torna um gás frio de baixa pressão.
O compressor é a principal peça do ar-condicionado (e também a mais cara), é o equipamento responsável pela alteração da temperatura do ar, promovendo o aquecimento ou a refrigeração do ambiente. ... Após deixar o compressor, o gás passa novamente pelo condensador onde então é feita a troca de calor com o ambiente.
O que é ar-condicionado inverter Bem, a tecnologia inverter regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor. Este componente irá reduzir o consumo de energia quando se detecta que a sala precisa de menos refrigeração ou aquecimento.
Se utilizado com parcimônia e cuidado, um ar-condicionado dura, em média, 20 anos. Os mais maltratados costumam durar 10, e os mais bem preservados chegam a fazer mais de 30 aniversários.