Veja só o passo a passo:
Aplique pouco a pouco o creme, massageie o cabelo e, então, encaixe os dedos na mecha, como uma garra, e puxe até as pontas, pressionando para as “fitas” de cabelo cachearem. 6. Repita o processo em toda a cabeça, tomando o cuidado de umedecer com um borrifador as mechas que forem secando durante o processo.
Cabelo definido: 5 truques que vão funcionar nos fios 4c!
A dica é usar um creme que seja mais denso, para manter a definição dos cachos por mais tempo. Para fazer a fitagem, basta aplicar o produto nas mechas e separá-las em fitas, com os dedos mesmo. Assim que as fitas se formarem, amasse os cachos de baixo para cima e faça esse processo em todo o cabelo. Ah!
Aprenda a fazer a fitagem em cabelos crespos Comece dividindo o cabelo em quatro seções - duas na frente e duas atrás. Depois, coloque uma boa quantidade do seu creme de pentear favorito nas mãos e penteie uma das seções com os dedos, o que vai dividi-la em várias mechinhas.
Os melhores cremes para fitagem
Quer deixar o cabelo crespo com cachos soltos e definidos? Siga essas dicas
As técnicas de fitagem, o método COG, o plopping e a fitagem estruturada podem funcionar muito bem para os cabelos crespos que formam cachos. A fitagem é o jeito mais simples de formar cachos na finalização, é só aplicar o creme de sua preferência e passar os dedos ou um pente nas mechas dividindo o cabelo em fitas.
O grande segredo é usar um finalizador para cada tipo de cabelo. O creme para pentear é a base da fitagem e pode ser aplicado em todo o fio. Na raiz, dá para passar um produto que não pese no couro cabeludo, mas traga definição desde o começo do fio.
Elas vão te ajudar!
Use cremes que sejam mais grossos, ativadores de cachos, mousses, etc. Finalize com fitagem e dedoliss, amassando bastante os cachos para defini-los. Se quiser ainda mais definição use difusores que, além de definir mais os cachos, dão aquele super volume que toda cacheada adora!
Uma das formas mais famosas para quem quer saber como definir os cachos é utilizar a fitagem. Essa técnica de finalização consiste em separar o cabelo em pequenas mechas e enluvá-las com o creme, amassando as fitas de mechas para ajudar na formação dos cachos.
O cachoterapia é um produto natural, orgânico, não testado em animais e biodegradável. Seus ativos são a proteína hidrolisada de arroz e gérmen de trigo, além de proteínas essenciais que formam a cistina, estrutura básica da queratina do cabelo. Como resultado, os cachos ficam definidos e sem frizz.
Levando em consideração que o crescimento capilar equivale a aproximadamente 1 cm por mês, a transição pode durar mais de um ano. Há pessoas que passam mais rapidamente por esse processo. Há quem leve anos para conseguir retirar toda a textura alisada dos fios.
O método usado para cachear os fios é simples: basta separar o cabelo em mechas e, na hora de passar a chapinha, torcer e deslizar o aparelho. O resultado são mais abertos e volumosos.
O relaxamento capilar é indicado para mulheres com cabelos cacheados ou crespos que querem alisar os fios ou apenas deixar os cachos com menos volume e mais definição. Além de mudar a estrutura do fio, ele ajuda a dar mais brilho aos fios.
O Hidróxido de Lithium tem ação mais lenta e gradativa e pode ser utilizado para todos os tipos de cabelo, apresentando melhores resultados em cabelos densos e muito volumosos. Por fim, o Tioglicolato de Amônia permite um relaxamento que não altera tanto a estrutura capilar.
Existem duas classes de relaxamento, subdivididos em hidróxidos (guanidina) e tioglicolatos (tioglicolato de amônio).
Carlos Alberto explicou que a escova progressiva é diferente de relaxamento: “Tem gente que acha que é a mesma coisa, mas não são. A diferença é que o relaxamento você trabalha quebrando as moléculas de enxofre que tem na formação do cabelo e trabalha bem no interior do fio do cabelo, no córtex dele”.
"O relaxamento é uma química de transformação do fio. Ele trata mais, tira o volume e acaba com o frizz", explica a profissional. "Já a progressiva é uma química de fechamento do fio temporário. Mas, danifica mais o fio em relação ao relaxamento", completa.
A melhor opção para as donas de cabelos crespos (tipo 4) é fazer o procedimento de relaxamento capilar. A técnica é usada para reduzir o volume, mas quando feita de maneira diferente, alisa as madeixas. Acontece que a textura dos fios muito crespos não conseguem ser alisados apenas com a escova progressiva.
Tioglicolato de Amônio Essa mistura pode causar queda ou corte químico. É compatível com: descolorações e escova progressiva (com formol).
O relaxamento pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Tem gente que usa para alisar, enquanto outras pessoas buscam o tratamento somente para tirar o volume. Nos dois casos, vale a pena pensar numa progressiva após um mês: assim, os fios ficam mais lisos e mais soltos, com aspecto natural.