As referências bibliográficas fazem parte dos trabalhos acadêmicos e científicos e tem por objetivo relacionar as publicações, livros e outros trabalhos que foram consultados e citados em seu próprio trabalho ou artigo.
O uso de referência bibliográfica em uma produção escrita, seja em trabalhos acadêmicos, seja em obras publicadas por editoras, é de extrema importância por dois motivos principais: primeiro, porque fundamenta sua pesquisa, isto é, mostra as fontes que foram consultadas e aquelas em que você se baseou para escrever seu ...
A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, notificar, referenciar, anunciar, indicar. Essa função é utilizada cotidianamente, o que faz dela a função mais comum entre as seis funções da linguagem.
A referência fundamenta a pesquisa, sendo assim a base de todo o trabalho, permitindo a identificação das informações expostas, assim dando a oportunidade de confirmar a fonte de onde foi extraída, permitindo que o seu uso seja feito sempre que houver a necessidade de pesquisa.
USO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS CIENTÍFICOS A citação no texto é feita pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título da matéria. Quando o nome do autor, da instituição ou o título da obra estiver incluído na sentença, a chamada é feita usando letras maiúsculas e minúsculas.
Citações representam elementos essenciais ao texto científico, uma vez que dão sustentabilidade ao posicionamento defendido pelo autor, com base nas ideias de autores já conhecidos.
A citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra, ou seja, durante a elaboração de um trabalho acadêmico, por exemplo, foi necessário consultar um autor específico e, para o seu trabalho, alguma frase foi importante. Nesse caso, você vai copiá-la, mas vai citá-la.