A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.
Os solos são classificados em três grandes grupos: a)Solos grossos: mais que 50% em peso, dos seus grãos, são retidos na peneira # 200. b)Solos finos: menos que 50% em peso, dos seus grãos, são retidos na peneira # 200.
Quando isso ocorre dizemos que temos um sólido elástico linear....Um bom projeto normalmente incorpora requisitos de:
A textura do solo é determinada pelo tamanho dos grãos e pela separação entre eles. A classificação dos solos vai depender do tipo e da quantidade de grãos que estão presentes neles. ... O solo humífero é um solo que apresenta maior quantidade de húmus do que os demais,ele é arejado, permeável e fofo.
Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.
O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. ... O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso.
Humoso - O solo humífero é também conhecido como solo de terra preta, composto principalmente por seres em decomposição, é considerado altamente fértil. Pode ser encontrado próximo a lençóis freáticos.
Um solo humífero é encontrado em ambientes úmidos, com bastante matéria orgânica, como é o caso de pântanos.
As plantas sabem escolher Nem tente plantar uma árvore de café em solo humífero pois ela não vai nascer! As laranjeiras, se plantadas em solo calcário, darão frutos mais doces como prêmio. Já as palmeiras crescem melhor em solos arenosos. O alecrim "gosta" muito de solos humíferos assim como as violetas.
As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.
Em novembro de 1988, foi feita calagem para elevar o pH do solo a 6,0 (3,1 t ha-1), utilizando-se calcário dolomítico com 60% de PRNT.
5 a 5,8
O termo pH (potencial hidrogeniônico) define a acidez ou alcalinidade, os solos possuem pH variando de 3,0 à 9,0. Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos.