O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza.
Homens enfrentavam animais, enquanto mulheres e crianças coletavam frutos. Homo. ... Nessa época nossos ancestrais já produziam uma grande variedade de ferramentas e viviam basicamente da caça e da coleta de alimentos silvestres, atividades feitas em grupo e com funções definidas para homens, mulheres e crianças.
A máxima da dieta paleolítica é comer alimentos naturais de fonte animal e vegetal. O cardápio paleolítico inclui carne de qualquer tipo, legumes, verduras, tubérculos (como inhame e batata-doce, de preferência), frutas e nozes – estas com moderação.
No neolítico através de novas técnicas de agricultura os plantios q mais se encontravam eram de trigo ,cevada, milho,batata,mandioca e arroz.. ja entre os animais carneiros,cabras,bois e porcos . no neolítico comiam trigo,cevada ,milho ,mandioca e etc,e entre os animais eram carneiros,cabras,bois etc.
O homem passou assim de nômade a agricultor e pastor. Cria-se, assim, um novo tipo de economia, chamada de economia de produção, em que os seres humanos já sabem produzir os alimentos necessários à sua sobrevivência, graças à criação de animais e ao cultivo da terra.
No período Neolítico os seres humanos se sedentarizaram, passando a praticar agricultura de subsistência e domesticar animais para o consumo, se opondo ao estilo de vida anterior chamado de nomadismo, que ocorreu durante o Paleolítico.
Paleolítico,eram seres humanos Nômades,não tinham moradia fixa,subsistiam a partir da caça,pesca,e coletas de raízes e frutos. Neolítico seres humanos ,com moradia fixa,a partir do domínio sobre técnicas agrícolas e da criação de animais,caçavam,pescavam,e também coletavam raízes e frutos.
Explicação: Com o domínio da pedra polida e de novas técnicas de agricultura e domesticação de animais, o período Neolítico transformou a sociedade. Neste último, o homem passou a tratar a pedra de forma diferenciada, além de dominar técnicas de agricultura. ..
A agricultura surgiu no período neolítico por meio do estabelecimento das populações humanas nas margens dos rios e pela "domesticação" de espécies vegetais "selvagens", como o trigo.
Aquela região foi colonizada por fazendeiros há cerca de 8 mil anos – eram os anatólios. Nós analisamos o genoma disponível dos anatólios e comparamos com o genoma que coletamos de pessoas que moravam em Zagros, uma região no Crescente Fértil. E constatamos que não há nenhuma conexão genética entre esses grupos.
O formato geral da divisão do trabalho (por gênero e idade) era, basicamente, o mesmo nos dois períodos, mas havia uma sofisticação maior no neolítico. ... O trabalho era dividido, à época, de forma rudimentar e por gênero: os homens caçavam e as mulheres colhiam frutas e cuidavam das crianças.
O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.
Fim da Idade da Pedra O Calcolítico, por convenção, é o período inicial da Idade do Bronze e é, sem dúvidas, parte da Idade dos Metais. A idade do Bronze foi seguida pela Idade do Ferro.
A Idade da Pedra corresponde ao período em que os humanos usavam ferramentas de pedra. Embora este período varie de região para região, estima-se que as primeiras ferramentas de pedra surgiram há cerca de 3 milhões de anos, na África.
O Período Neolítico começou cerca de 10 mil anos atrás. Durante esse período, as pessoas lascavam e poliam a pedra para fazer ferramentas mais úteis. Além disso, passaram a cultivar a terra e a domar animais. Começaram a se fixar em aldeias.