O cosseno de um ângulo agudo é o resultado da divisão entre o cateto próximo a ele (adjacente) e a hipotenusa. Obs: O seno e o cosseno serão sempre valores entre 0 e 1, pois a medida dos catetos sempre será menor que a medida da hipotenusa. A tangente de um ângulo agudo é a divisão entre os catetos.
Resposta. Seno = razão entre o cateto oposto a um ângulo de um triângulo retângulo e a hipotenusa. Cosseno = razão entre o cateto adjacente a um ângulo de um triângulo retângulo e a hipotenusa. Tangente = razão entre o cateto oposto a um ângulo agudo de um triângulo retângulo e o cateto adjacente.
O cateto que não é um dos lados do ângulo é o cateto oposto. O outro é o cateto adjacente. A imagem a seguir mostra um exemplo de um triângulo retângulo com seus elementos. O cateto oposto ao ângulo α é o lado AB, o cateto adjacente é o lado AC e a hipotenusa é o lado BC.
Catetos: são os lados do triângulo que formam o ângulo reto. São classificados em: cateto adjacente e cateto oposto. Hipotenusa: é o lado oposto ao ângulo reto, sendo considerado o maior lado do triângulo retângulo.
Além disso, os seus lados recebem nomes específicos, o maior deles é conhecido como hipotenusa, que sempre fica de frente ao ângulo reto, os outros dois lados são chamados de catetos.
3. O produto das medidas dos catetos é igual ao produto da hipotenusa pela altura relativa à hipotenusa, ou seja: b * c = a * h .
O maior lado é aquele que se opuser ao maior ângulo. E, claro, o menor lado é aquele que se opuser ao menor ângulo. Logo, o maior lado é o lado que estiver oposto ao ângulo de 95º; e o menor lado é o lado que estiver oposto ao ângulo de 25º.
Teorema. (Teorema do Ângulo Exterior): Um ângulo externo de um triângulo é maior que qualquer ângulo interno não adjacente a ele. Corolário: A soma das medidas de dois ângulos de um triângulo é sempre menor 180.
Se prolongarmos cada um dos lados de um triângulo, poderemos obter os ângulos externos, cuja soma corresponde sempre a 360 graus. Quando estivermos na presença de um polígono regular (com todos os lados iguais), podemos calcular os ângulos externos dividindo 360 por três.
A soma dos ângulos externos de qualquer polígono regular é 360º. Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.
ou seja, o vértice de um ângulo interno coincide com o vértice do polígono. Na figura acima, temos destacado o ângulo A^BC A B ^ C . Por exemplo, no triângulo abaixo, temos um ângulo interno de 70º: ao se prolongarmos um dos lados desse ângulo, obtemos seu ângulo externo, cuja medida é de 110º pois, 110º+70º=180º.