É possível tirar a segunda via da certidão de nascimento pessoalmente no cartório onde a pessoa foi registrada ao nascer, pelos correios e pela internet. Para isso, é necessário pagar uma taxa e fornecer um documento com foto.
Como pesquisar certidões antigas Pessoalmente, você pode dar entrada no serviço no Cartório de Registro Civil mais próximo. Para facilitar o processo de busca, é importante ter em mãos o nome completo da pessoa, nome do pai e da mãe, data de nascimento e outros dados pessoais.
Para isso é só acessar o site https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio que nele é possível consultar data de nascimento conferindo quantos registros de nascimento foram emitidos no Brasil em cada cidade, consultar números de CPF emitidos, localizar certidões de nascimento, consultar óbitos desconhecidos e ...
Como cada livro tem várias páginas, na 1ª via do registro também será informado qual é a folha do livro onde seu registro está localizado. Porém, como algumas páginas possuem mais de um registro, há também a indicação do número do termo da certidão, outra informação que constará em seu registro.
Registro – Quando o cidadão vai a um cartório de registro civil para declarar um nascimento ou óbito, o escrivão redige um documento, chamado termo, e o registra nos livros do cartório. Está feito, portanto, o registro de nascimento, de óbito etc.
Por exemplo, uma mulher é de nacionalidade brasileira, enquanto o homem é brasileiro. Já no caso da naturalidade, deve-se colocar o nome da cidade e Estado onde o cidadão nasceu.
A certidão, no modelo padrão, tem que trazer o município de nascimento. Isso não mudou. O CNJ pode até alterar o modelo e dizer que aquele campo, que era destinado ao lugar de nascimento, agora será destinado à naturalidade.
O registro é feito pelo cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, da circunscrição de nascimento do “recém-nascido” ou de residência dos pais. Todos os nascimentos ocorridos em território nacional deverão ser registrados dentro do prazo de 15 dias, prorrogado por mais 45 dias caso a mãe seja declarante.
Quanto custa o registro de nascimento? Bem, como informado acima, o registro de nascimento é um direito de todo cidadão nascido no Brasil, além de um documento legal pelo qual o cartório não pode cobrar valor algum. É totalmente gratuito, contudo, se houver necessidade de segunda via, a cobrança será feita.
Os pais têm de 15 dias após o nascimento para registrar o nascimento da criança. Este período pode ser prorrogado por mais 45 dias caso a mãe seja declarante. O registro de nascimento, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.