O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.
O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. ... Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
A jovem pintora Anita Malfatti voltava da Europa trazendo a experiência das novas vanguardas, e em 1917 realiza a que foi chamada de primeira exposição modernista brasileira, com influências do cubismo, expressionismo e futurismo.
Anita Malfatti foi uma artista do modernismo brasileiro, estilo de época inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento realizou uma quebra com a arte tradicional, isto é, a arte acadêmica, com o intuito de criar uma arte independente e nacional.
Técnica e características da pintura de Anita A exposição de Anita em 1917 foi tão importante que é considerado o marco inicial do modernismo brasileiro. Além disso, ela inspirou o movimento futurista, que negava a arte do passado e pretendia se desligar das tradições.
Os primeiros trabalhos de Anita Malfatti são marcados pela influência dos principais movimentos de vanguarda europeu do período, em especial o Cubismo e o Expressionismo. ... Entretanto, soube se utilizar dessas formas artísticas revolucionárias vindas do exterior sem perder a identidade brasileira.
Parte fundamental, tanto no processo de pesquisa da Antropofágica quanto na formação artística e social do coletivo, a Oficina de Teatro Antropofágica consiste na comunhão entre a Antropofágica e novos indivíduos participantes.