O ideal é consultar um engenheiro estrutural, mas de forma geral, se a laje for maior do que 3,40 m o escoramento das vigas deve ser feito em fileira, e se for maior, o indicado é usar duas fileiras de pontaletes.
Como o espaçamento é calculado O limite de espaçamento entre as linhas de escora é de 1,30 m, com isso, o vão é divido por 1,30 afim de determinar a quantidade minima de escora com o maior espaçamento possível dentro do limite.
1 – Escoramento: A distância máxima entre linhas de escoras deve ser 1,30 mts de eixo. Para lajes altas, reduz-se este valor até 1,00 mts. O escoramento deve ser feito com tábuas de 1” x 30 cm em pé, apoiadas em pontaletes com encaixe para a tábua.
1 - ESCORAMENTO Ao realizar o escoramento deverá ser executado a contra-flecha que é a elevação do escoramento na parte central do vão, que ira compensar deformações na laje após a sua concretagem. Para vãos até 3,00 m executar contra-flecha de 1,5 cm. Para vãos maiores de 3,00 m executar contra-flecha de 2 cm.
4 dias
18 dias
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
sete dias
Dependendo da intensidade da chuva, ela pode dificultar o acabamento da laje, logo que o concreto não terá a consistência esperada. ... O fato de não poder se concretar laje com chuva, também se aplica em não poder concretar pisos industriais, e qualquer estrutura que fique exposta em períodos chuvosos.
E o que acontece se não molhar a laje? A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto. Caso a cura não seja adequada, o concreto pode não chegar à resistência requerida em projeto.
É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.
Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.
INFILTRAÇÕES. As infiltrações tem duas causas principais: vazamento em algum ponto da rede hidráulica e deficiência de impermeabilização na laje do teto. ... Este evento requer duas providências em caráter de urgência: reparos na parte afetada e estancamento da infiltração.
Laje maciça com concreto armado A sua estrutura é composta basicamente por uma malha de aço coberta com concreto de alta resistência. Para garantir sua estrutura e formato, em toda a base da laje são colocadas tábuas de madeira. Essas tábuas são apoiadas nas escoras de madeira ou metálica.
A laje pode ceder ao retirar o escoramento, devido ao fato de sua constituição. Mas chegar ao ponto de trincar a alvenaria, isso depende do método construtivo. Pode acontecer, mas não é normal.
Com alguns truques, é possível ter um banheiro com banheira, mesmo que em um espaço pequeno. ... Para criar o espaço ideal para instalar a banheira, você precisará de: uma ducha de teto, boxe de vidro e espaço suficiente para instalar o modelo de banheira que você deseja.
1 Pegue a sua trena para medir o local As portas tradicionais de banheiro precisam ter na faixa de 80 cm de área livre em frente para abrir e fechar caso não seja uma porta de correr. A menor banheira do mercado tem 1,10 cm de comprimento por 0,80 de largura, faça a medição e deixe um espaço generoso para a banheira.
Confira! Faça a medição do local, considerando o comprimento e a largura disponíveis. É recomendado deixar entre 10 e 15 cm de espaço entre a banheira e a parede em todos os lados. Outra opção é utilizar uma banheira freestanding, ou seja, que pode ser instalada sem a necessidade de alvenaria.