Para garantir a proteção, os pontos de ancoragem devem ser constituídos de materiais resistentes e que não provoquem desgaste nos cabos como, por exemplo, o aço inoxidável. Por serem a base para a sustentação de equipamentos de proteção, a instalação dos pontos de ancoragem necessitam de um planejamento minucioso.
No Anexo II da NR 35, o sistema de ancoragem é definido como um “conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente”.
Quem Pode Assinar Projeto de Linha de Vida? O projeto de Linha de Vida Horizontal só pode ser assinado pelo engenheiro mecânico ou o engenheiro de segurança. No caso do engenheiro mecânico ele assinará o projeto de fabricação e também a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pertinente a fabricação.
Corda Trançada Poliamida 12mm NR 35 e NR 18 para Trabalho em Altura e Construção Civil. O material Poliamida também é conhecido pela marca comercial Nylon. Ideal para uso em altura, e outras atividades. Usada em conjunto com trava quedas, cadeiras para altura, cintos de segurança, etc.
Para uma instalação adequada da linha de vida para telhado, é necessário conhecer o peso máximo que a linha terá de suportar e, assim, obter uma garantia maior de segurança. Delimitar qual o peso máximo de suporte é fundamental até para comprovar quais equipamentos serão os mais adequados.
Alguns dos instrumentos que compõem a linha de vida móvel para telhados são: