Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
O estudo foi realizado por meio do uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: 1) Entre- vista com a criança 2) Anamnese com o pai da criança 3) Entrevista com a professora 4) Atividade de desenho livre e auto-retrato com a criança 5) Conversa informal com o psicopedagogo da escola.
Resposta. Resposta: Letra B (Anamnese e entrevista.) Explicação: Esse é o primeiro passo para a realização do projeto, pois é necessário conhecer as queixas sobre as dificuldades do aluno ou do grupo para decidir como proceder.
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.
A intervenção pedagógica é uma interferência feita por um profissional da educação sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante no momento em que uma dificuldade é identificada. O objetivo dessa ação envolve possibilitar que o aluno compreenda e absorva os conteúdos desenvolvidos na escola.
Na hora de construir o referencial teórico do seu PI, procure considerar:
A especificidade do trabalho na creche Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
Para favorecer a autonomia, as relações de cooperação são fundamentais. Portanto, o ambiente deve inspirar, desde cedo, o exercício do respeito mútuo, a discussão de regras e a resolução não violenta dos conflitos diários.
identidade é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal, autonomia é a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a ...
A proposta do campo de experiência “o eu, o outro e nós” Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito. Ao entender-se melhor, a criança se fortalece enquanto indivíduo e estará mais apta, também, a aceitar as diferenças nas relações.
Cada campo tem seus objetivos de aprendizado e desenvolvimento. ... Eles apontam as experiências fundamentais necessárias para que a criança possa aprender e se desenvolver. Neles, são enfatizados noções, atitudes e afetos a serem aflorados nos primeiros 5 anos de vida, buscando assegurar a aprendizagem dos pequenos.
Atividades lúdicas Brincadeiras, jogos e dinâmicas em grupo são boas formas de trabalhar valores na escola. As práticas lúdicas têm excelente efeito pedagógico. Mais receptivas à atividade, as crianças se engajam e internalizam melhor os valores.
Projeto Vivendo Valores na Escola
Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, altruísmo, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida. Falar, através da música, canto, coreografias, etc., sobre os valores de fé, de perdão e de amor ao próximo.