O ERITROGRAMA é a parte do hemograma que avalia os eritrócitos, também chamados de hemácias. Nesta análise são verificados seu tamanho, formato, intensidade de cor, e quantidade de hemoglobina que cada eritrócito possui. Também é mensurada a porcentagem de células sanguíneas (hematócrito).
A quantidade normal de eritrócitos, assim como outros parâmetros do eritrograma, varia de acordo com o sexo e idade do indivíduo. Valores de referência para adultos: Masculino: 4,5 – 6,1 milhões/µL; Feminino: 4,0 – 5,4 milhões/µL.
são células que dão origem a vários outros tipos de células, a tecidos como células ósseas, musculares, sanguíneas,etc:. As células- tronco são exemplos de células precursoras.
Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.
No interior dos ossos, encontramos a medula óssea vermelha, uma estrutura de consistência gelatinosa que é responsável pela produção das células do sangue.
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Canais de Volkmann: São canais microscópicos encontrados no osso compacto, são perpendiculares aos Canais de Havers, e são um dos componentes do sistema Haversiano. Os canais de Volkmann também podem transportar pequenas artérias em todo o osso. Os canais de Volkmann não apresentam lamelas concêntricas.