Um bom substrato para a maranta é uma mistura de parte de terra comum de jardim, duas de terra vegetal, uma de adubo orgânico e uma de areia. Adube a cada 6 meses. REGA: Tanto no solo quanto em vasos, é legal dar uma atenção diariamente, principalmente durante o verão ou em épocas em que a umidade do ar é menor.
É uma planta de sombra, que deve pegar somente o sol da manhã, além de claridade natural. A rega deve ser feita dia sim, dia não, utilizando pouca água — cerca de 100ml por vez. Se a folhagem ficar amarelada ou aparecer algum tipo de praga, use o adubo NPK 4-14-8.
O solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excessos. Um sinal de que a planta está se ressentindo da falta de água é observado através das pontas das folhas, que secam. Outras marantáceas, principalmente as Calatheas, começam a enrolar as folhas, principalmente quando o ambiente de cultivo é muito seco.
Essa maranta gosta de ser cultivada na sombra, com bastante claridade ambiente e sem luz direta do sol. É uma planta exigente em umidade, e se for cultivada em vasos, recomendo vaso de plástico. O substrato deve ser rico em matéria orgânica e bem drenável.
Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por divisão da touceira.
Sintoma: As bordas das folhas enrolam-se e ficam amarronzadas. Causa: Falta de umidade. O que fazer: Aumente a umidade, colocando os vasos sobre uma bandeja com pedrinhas e água ou então no interior de um recipiente cheio de esfagno úmido.
Bons esclarecimentos…o enxofre combate realmente os ácaros, tambem interrompe a florada, usei calda sulfocálcica(enxofre+cal), com bons resultados. Para identificar a infestação por ácaros basta olhar com uma lente de aumento em baixo das folhas. As pimenteiras agradescem.
A pimenta não faz mal às plantas e funciona como um ótimo inseticida natural contra pragas. Para isso, bata no liquidificador cinco a dez pimentas com dois copos de água e deixe a mistura descansando durante uma noite. Pronto! Já pode borrifar nas plantas.
Mata formiga com pimenta e borra de café Após aplicar a mistura de água com detergente nas frestas, cantos e rachaduras, o ideal é cobrir todos os buracos com pimenta.
Mas os pesquisadores encontraram uma forma eficiente e barata de combater essa praga. Para isso, usa-se uma mistura de 5% de leite de vaca cru e 95% de água, que pode ser utilizada no controle do oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores.
Lagartas: Tanto as lagartas quanto taturanas comem folhas e brotos das plantas, debilitando-as. O melhor é retirá-las uma a uma, usando uma luva. Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana.
Selecione a praga ou doença que afeta a sua cultura