O cálculo da correção do INCC é fácil de ser realizado. O índice de dois meses anteriores deve ser aplicado sobre o saldo da dívida. ... No mês seguinte, a parcela será reajustada considerando-se o saldo devedor atualizado e com a aplicação do índice do mês de junho.
Como calcular o INCC O valor obtido é dividido pelo número de meses necessários para a aquisição do imóvel, assim, será adquirido o valor que deve ser somado na parcela. O valor do índice, por sua vez, muda conforme o mês, mas também é possível verificar os valores acumulados de vários meses.
A cobrança é feita até final da construção, ou melhor, de sua quitação – e só pode ser feita quando o imóvel está na planta. O INCC não pode ser cobrado com juros. Porém, cabe o reajuste, e isto será feito em cima do saldo devedor e não sobre o valor total do apartamento ou casa.
Todos Valores
INCC ou CUB reajustam as prestações conforme a oscilação dos preços de materiais de construção; e a variação dos salários pagos pela construção civil, ambos no período compreendido pela construção do imóvel. Quanto aos juros, remuneram a instituição que financia a compra.
A taxa de evolução de obra é uma tarifa paga pelo adquirente durante a construção do imóvel. No entanto, torna-se ilegal quando o consumidor continua a pagá-la após o prazo do contrato para a entrega das chaves. Além disso, a correção de juros sobre seu valor é considerada abusiva.
A taxa ajuda a custear as cifras das obras e também serve para amortizar o saldo final do preço do imóvel. Se a propriedade não ficar pronta no prazo previsto em contrato, o comprador deve entrar em contato com a construtora para suspender o pagamento da taxa enquanto a obra estiver atrasada – sejam meses ou anos.
Mensalmente, a instituição bancária vai realizar o acompanhamento da obra, medindo o percentual que já foi concluído. A partir desse percentual é que o banco calcula quanto será repassado para a construtora. Ou seja, se a obra avançou 10%, será repassado o mesmo percentual tomado de empréstimo pelo comprador.
Os juros de obras, taxa de obra ou taxa de evolução de obra são encargos repassados exclusivamente para o comprador de um imóvel na planta e cobrados pelo banco com quem a construtora tomou empréstimo para a construção de um empreendimento. ... Os juros de obra são cobrados em cima dessas frações.
A taxa de evolução de obra é uma tarifa paga pelo adquirente durante o período de construção do imóvel. No entanto, torna-se ilegal quando o consumidor continua a pagá-la após o prazo no contrato para a entrega das chaves. Além disso, a correção de juros sobre seu valor é considerada abusiva.
Durante o período de construção do seu imóvel, você pagará encargos relativos a juros e atualização monetária, incidentes sobre valor da dívida apurada no mês (somatório do valor das parcelas do seu financiamento liberadas mensalmente para a construtora).
Devolução da taxa de evolução Ele tem um prazo de três anos após o pagamento total para reclamar em juízo. Em caso de atraso na entrega da chave, a cobrança da taxa deve ser suspensa imediatamente. Essa é a principal causa que leva os consumidores a entrarem na Justiça contra a cobrança.