Tem mais depois da publicidade ;) A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Em um polígono de seis lados (hexágono), formamos quatro triângulos. Portanto, a soma dos ângulos internos é 4·180º = 720º. Percebemos que a diferença do número de triângulos formados e o número de lados dos polígonos é sempre 2, então, concluímos que: n = 3.
Para o ângulo central, basta dividir 360 pela quantidade de lados do polígono. Para cada ângulo interno podemos usar a seguinte expressão: Ora, então o ângulo interno é obtido pela diferença entre 180 e a medida do ângulo central.
A medida do ângulo central α é igual à medida do arco APD. Por Exemplo: Se a medida do arco APD for igual a 60º, dizemos que a medida do ângulo central α vale também 60º.
Abaixo está as fórmulas para a calculadora do Google Chrome.
Uma aplicação do teorema de Pitágoras no círculo é calcular a distância de uma corda em relação ao centro do círculo. Para demonstrar como fazê-la, iremos utilizar um círculo de raio 17cm e uma corda com medida de 30cm. A distância entre um ponto da circunferência e o centro sempre é o raio.
Por exemplo: se uma via esportiva de 30 metros, é mais prudente usar uma corda de 70 metros para fazer rapel....Cordas também diminuem de tamanho com o uso.
A distância do vértice ao centro de curvatura é o raio de curvatura da superfície.
Raio de curvatura (R) O raio de curvatura mede a distância entre o vértice do espelho e o seu centro de curvatura, é denotado pela letra R e é comumente medido em metros.
Para começarmos, superelevação nada mais é do que a inclinação da seção transversal de uma pista de rolamento (em relação ao eixo da estrada), geralmente expressa em % ou m/m.
Superlargura 1. "É um alargamento que se dá às faixas de rolamento (e à plataforma de Terraplenagem) nos trechos curvos, com a finalidade de melhorar as condições de segurança do tráfego, principalmente no que se refere à inscrição de veículos longos à curva".
Projeto geométrico: é a fase que estuda as diversas características geométricas do traçado. Em função das leis do movimento, características de operação dos veículos, reação dos motoristas, segurança e eficiência das estradas e volume de tráfego.
O projeto geométrico de uma estrada é o processo de correlacionar os seus elementos físicos (traçado) com as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança, conforto, etc.
Estudo de viabilidade técnica – econômica – financeira; Estudos topográficos; Introdução: Estudos de tráfego; • Estudos geológicos e geotécnicos; • Estudos hidrológicos; • Estudos ambientais.
Em particular, deve-se considerar os seguintes elementos de projeto e outros aspectos pertinentes: - classificação funcional e técnica da via e velocidade de projeto; - veículo de projeto; - volume de tráfego horário de projeto; - uso e ocupação do solo no entorno da via.