Cosseno e Tangente Já em relação à tangente, a razão do ângulo está relacionada à medida do cateto oposto em relação ao cateto adjacente. Logo, para que a razão seja encontrada é necessário utilizar a fórmula: tg (α) = cateto oposto / cateto adjacente.
Seja α (α ≠ 90°) um ângulo pertencente a um triângulo retângulo qualquer, as relações trigonométricas são calculadas da seguinte forma:
Segundo o Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrado dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado de sua hipotenusa:
tan(θ) = b/c Onde: a é a hipotenusa; b é o cateto oposto; c é o cateto adjacente ao ângulo θ.
Seu cálculo segue através da seguinte fórmula a² = b² + c². “A” é a hipotenusa, “b” e c'” são os catetos oposto e adjacente.
Hipotenusa, cateto oposto e cateto adjacente
O cateto oposto ao ângulo agudo mede 15 cm. Temos um triângulo retângulo, pois um dos ângulos é reto, ou seja, mede 90°. A hipotenusa (lado oposto ao ângulo reto) mede 25 cm. E um dos catetos mede 20 cm. Então, para calcularmos a medida do outro cateto, podemos utilizar o Teorema de Pitágoras.
O cosseno do ângulo θ é a razão entre a medida do cateto adjacente a θ e a hipotenusa do triângulo retângulo. A propriedade discutida anteriormente para os senos também é válida para os cossenos. O que é tangente? A tangente de um ângulo é a única razão que não envolve a medida da hipotenusa.
Verificado por especialistas A medida do cateto adjacente ao ângulo α é 3.
O cateto que não é um dos lados do ângulo é o cateto oposto. O outro é o cateto adjacente. A imagem a seguir mostra um exemplo de um triângulo retângulo com seus elementos. O cateto oposto ao ângulo α é o lado AB, o cateto adjacente é o lado AC e a hipotenusa é o lado BC.
Nesse caso, o lado de medida x é considerado o cateto oposto em relação ao ângulo de 28°, e o lado de medida 20 m é considerado o cateto adjacente. Como não foi fornecido o valor da hipotenusa, podemos utilizar o cálculo da tg de 28º para encontrar o valor de x.
A hipotenusa é a distância oposta ao ângulo reto. O cateto adjacente a um ângulo é o lado junto a esse ângulo, enquanto o cateto oposto é o lado oposto a esse ângulo.
Estes valores estão relacionados entre si através das funções trigonométricas, ou seja:
use Pitágoras: o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos. encontrado os catetos: 3 e 5.
Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura. Existem três modelos de triângulos quanto à medida dos seus lados: Não pare agora...
A área do triângulo geralmente é calculada através do produto da medida da base do triângulo pela sua altura, e dividido por 2. O triângulo é um polígono com três lados, este lados são formados por segmentos de retas unidos em três pontos que chamamos de vértices.
Entenda o teorema de Pitágoras.
Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
Como calcular a área do retângulo? Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura. Portanto, o valor da área da figura é de 50 cm2.
É expresso pela fórmula: 2(b + h). Assim, ele corresponde a soma de duas vezes a base e a altura (2b + 2h).