7 dicas para evitar a fadiga ocular
Doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão arterial, assim como alguns medicamentos utilizados no seu tratamento, podem ocasionar problemas oculares. "O diabetes, por exemplo, é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho, principalmente a retina, causando a retinopatia diabética.
O que é a fadiga ocular? A fadiga ocular (Astenopia) é o cansaço ocular que ocorre quando mantemos os olhos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Isso acontece quando utilizamos aparelhos que emitem luz azul, como computador, tablet ou celular.
Conheça seis sinais de alerta para a sua visão
5 dicas para prevenir a vista cansada
Causas do cansaço mental Realizar tarefas em excesso, tanto em casa como no trabalho, é a causa mais comum. Mas a depressão, ansiedade e longos períodos de estímulo intelectual também podem provocar o início desse cansaço.
Fadiga na gravidez Se você se sente muito cansada, não se preocupe, este é um sintoma muito recorrente, sobretudo nos primeiros meses de gravidez, e está vinculado aos altos níveis hormonais (progesterona), e à energia que o bebê demanda. É recomendável que nesta etapa você leve tudo com tranquilidade.
Enjoos e vômitos O mal-estar costuma ser mais intenso no período da manhã, ao acordar. O culpado de tudo isso são os hormônios envolvidos na gestação. Eles causam, por exemplo, o aumento da produção de saliva, que, em excesso, leva ao desconforto na boca e ao mal-estar no estômago.
Como lidar com a exaustão durante a gravidez
O cansaço no início da gravidez Nada mais natural do que sentir cansaço na gravidez. Particularmente nas primeiras semanas, o corpo está passando por mudanças intensas. A fabricação da placenta requer muita energia. Os hormônios, como o HCG (gonadotrofina coriônica) também dão uma enorme sensação de cansaço.
Apesar da sensação de cansaço semelhante ao início da gestação, é comum haver dificuldade para dormir e até mesmo insônia na reta final da gravidez. Com a barriga muito grande, é difícil achar uma posição confortável para repousar, além da ansiedade que deixa a mamãe bastante inquieta.
O mal-estar costuma desaparecer no final do primeiro trimestre da gestação, porém, você precisa saber que algumas gestantes chegam a ter esse sintoma durante toda a gravidez.
Depois do primeiro mês de gestação, é normal que a mulher tenha momentos de tontura e fraqueza. Esse é mais um sinal que pode indicar uma gravidez.
Frequentes mudanças de humor durante a gravidez são normais. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo! As mudanças de humor durante a gravidez se devem ao fato que as alterações hormonais que ocorrem no corpo feminino afetam o nível dos neurotransmissores que contribuem para criar o estado de ânimo.
Sintomas de anemia na gravidez
Seus níveis hormonais e seu metabolismo estão mudando rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço.
O que a falta de ferro pode causar De acordo com a doutora Vania, além de sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça, palidez, fraqueza e dor nas pernas, a anemia pode comprometer o desenvolvimento do bebê e piorar a situação da mãe na hora de dar a luz.
Sentir falta de ar na gravidez é normal, desde que não haja outros sintomas envolvidos. Isso ocorre porque, com o crescimento do bebê, o diafragma e os pulmões vão sendo comprimidos e a capacidade de expansão da caixa torácica fica diminuída, gerando a sensação de falta de ar.