Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.
O escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerado o mais importante artista colonial brasileiro. Entre 1796 e 1805, fez sua obra-prima: as esculturas dos 12 Profetas, no santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG).
Igreja de São Francisco de Assis
Resposta. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. ... Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.
Escultor, arquiteto, entalhador. Aleijadinho é considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial. Entretanto, alguns pontos de sua vida são ainda obscuros, a começar por sua data de nascimento.
Aleijadinho, a personificação do barroco brasileiro. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido popularmente como Aleijadinho, teve seu nascimento registrado no dia 29 de agosto de 1730 ( embora boatos afirmam que nasceu em 1738 ) na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto.
Explicação: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
O barroco-rococó esteve fortemente presente em cidades como Mariana, Ouro Preto, Tiradentes (Minas Gerais) e Salvador (Bahia), na arquitetura de suas igrejas, que, aliás, abrigam em seu interior a pintura de artistas do período.
18 de novembro de 1814
Aleijadinho: morte de artista mineiro completa 200 anos nesta terça-feira (18) Nesta terça-feira (18), a morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, completa 200 anos. Considerado um dos maiores gênios da arte mundial, o artista plástico morreu no dia 18 de novembro de 1814.
Ouro Preto
Suspeita-se que ele tenha contraído lepra e, por isso, recebeu o famoso apelido. Por conta da doença, foi perdendo o movimento das mãos e dos pés. Para trabalhar, pedia ao ajudante para atar suas ferramentas ao braço. A limitação física, contudo, não o impediu de seguir trabalhando em igrejas e altares de Minas Gerais.
Em 1777, quando contava 39 anos de idade, Aleijadinho foi vitimado pela doença que o deformou. Especula-se até os dias de hoje se essa doença era sífilis ou bouba (também conhecida como framboesia trópica), ou ainda reumatismo deformante ou lepra (como sugere o poema de Cecília Meireles).
Resposta. Resposta: antes de ficar doente, a obra de Aleijadinho era definida pela presença de traços leves e claros. Na medida em que suas limitações físicas pioraram, as obras foram tomadas por um sentimento expressionista e gótico.
76 anos (1738–1814)
Nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Era filho natural de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel.
Os Doze Profetas
Aos 40 anos de idade, o artista desenvolveu uma doença degenerativa nas articulações que o impossibilitou de possuir os movimentos nos pés e nas mãos, daí o apelido de aleijadinho. Não se sabe ao certo qual doença degenerativa causou esses sintomas, porém estudos apontam que era lepra.
Arquitecto
Manuel Francisco Lisboa
O apelido Aleijadinho é dado ao artista por causa desta enfermidade, que o faz trabalhar de joelhos após perder os dedos dos pés. ... Em 1800, o artista trabalhava na execução das estátuas em pedra-sabão dos profetas, localizadas no adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.
Segundo pesquisadores, a lepra nervosa é a única afecção capaz de explicar a mutilação (perda dos dedos dos pés e alguns das mãos), a deformidade (atrofia e curvamento das mãos) e a desfiguração facial, as quais lhe valeram a alcunha de Aleijadinho. ...