Como a Terra tem uma temperatura superficial bem menor que a do Sol, a radiação terrestre tem comprimentos de onda maiores que a radiação solar, situados no intervalo infravermelho, entre 1 m e 30 m.
O único processo que consegue destruir os CFCs é a ação da radiação ultravioleta nas camadas mais altas da atmosfera. Contudo, isso provoca uma reação secundaria: a destruição da camada de ozônio, cuja principal conseqüência é o aumento da radiação ultravioleta que atinge a superfície da Terra.
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética.
O piranômetro é o instrumento padrão para medida de intensidade da radiação solar que atinge uma superfície horizontal. ... Um piranômetro pode ser ligado eletronicamente a um traçador de gráfico que registra continuamente a insolação, ou a saída pode ser gravada sobre uma fita magnética.
A radiação solar é a energia radiante emitida no espaço interplanetário do sol. Essa radiação é gerada a partir de reações de fusão nuclear que ocorrem no núcleo solar. ... A radiação eletromagnética se propaga no espaço à velocidade da luz.
Como radiação solar chega à superfície da Terra Uma parte da radiação é refletida para o espaço pelas camadas mais altas da atmosfera. Outra parte é absorvida pelos gases responsáveis pelo efeito estufa: vapor d agua, gás carbônico, metano etc. Ao solo, chega somente 47% da radiação que penetrou na alta atmosfera.
A energia do sol é parcialmente absorvida e refletida pela atmosfera pois, se ela chegasse totalmente à superfície do planeta, não existiria vida na Terra.
Embora a atmosfera seja muito transparente à radiação solar incidente, somente em torno de 25% penetra diretamente na superfície da Terra sem nenhuma interferência da atmosfera, constituindo a insolação direta. ... A insolação difusa é constituída de radiação solar que é espalhada ou refletida de volta para a Terra.
Quando menor a altura solar, mais espalhada e menos intensa a radiação (Fig. 2.
Radiação solar é a energia emitida pelo sol na forma de radiação eletromagnética não ionizante e é a principal fonte de exposição humana à radiação ultravioleta (UV).
A Energia do Sol O plasma no núcleo do Sol sofre transformações semelhantes às que ocorrem na explosão de uma bomba de hidrogênio e, também como neste caso, passa a emitir radiação principalmente sob a forma de luz e calor. Essa radiação não é visível, pois ainda tem de atravessar as camadas externas.
Radiação infravermelha
Resposta. Rica em raios ultravioletas!
O vapor d'água e o dióxido de carbono são os responsáveis pela maior parte da absorção da radiação solar na faixa do infravermelho, que ocorre na troposfera onde suas concentrações são maiores. O vapor d'água absorve aproximadamente 5 vezes mais radiação terrestre que todos os outros gases combinados.
Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.
zona intertropical
Na verdade, onde o planeta Terra recebe mais luz do Sol é nas localidades de Eureka e de Alert, na ilha Ellesmere, no extremo norte do Canadá. Estes pontos do globo recebem altos índices de incidência solar.