Nessa planta, as flores são unissexuadas, monoclamídeas, sendo o único perianto existente denominado de cálice, embora exista a dúvida se são pétalas, podendo ser melhor tratados como tépalas. Na parte superior da inflorescência encontram-se as flores masculinas, sendo as femininas distribuídas na base.
A folha da mandioca é uma verdadeira dádiva da Natureza! Ela possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.
Manihot esculenta, conhecida como mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, é uma planta tuberosa da família das Euphorbiaceae.
Tanto a macaxeira quanto a mandioca brava podem apresentar pele branca ou rosada, caule verde ou rosado ou alguma característica semelhantes nas raízes. Esses dois tipos são bastante parecidos e não podem ser diferenciados a olho nu, precisando de uma análise laboratorial para quantificação do ácido cianídrico" diz.
4 dias
3) Para não estragar a mandioca: Se você comprou mandioca e não quer preparar no mesmo dia, descasque, lave e coloque numa vasilha, coberta com água, dentro da geladeira. Assim ela não estragará.
Tais técnicas envolvem procedimentos como retirar a casca da mandioca, ralar a raiz, prensar a polpa resultante para retirar as toxinas, ferver a polpa para evaporar o ácido cianídrico, ou ainda fermentá-la para a produção de cauim, a bebida alcóolica tradicional nas sociedades indígenas do Brasil.
Caso não vá utilizar, o jeito mais fácil de armazenar é congelar a mandioca crua. Coloque os pedaços descascados e lavados em sacos plásticos e congele. Na hora de usar, a mandioca vai do congelador direto para a panela de pressão com água e não perde nenhuma das suas características de sabor ou textura.
Raízes frescas conservam-se por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico. A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada.
· O ideal é conservar a mandioquinha em saco plástico na geladeira, pois ela pode se deteriorar muito facilmente em temperatura ambiente. · A mandioquinha pode ser congelada crua para ser usada posteriormente. Deve-se lavar, secar bem com papel absorvente e guardar no congelador.
Como armazenar Se for por poucos dias, fora da geladeira, em local fresco e seco. Se precisar de mais tempo, guardena gaveta da geladeira em saco plástico bem fechado.
Com um pouco de sal, se forem vegetais verdes (brócolis), amarelos (mandioquinha) e laranja (cenoura). Com um pouco de vinagre, se forem brancos (couve-flor e alcachofra) e roxos (repolho, beterraba). Depois de 30 segundos a 1 minuto (eles devem estar firmes), tire da água, escorra bem e mergulhe na água com gelo.
O jeito certo de congelar Deixe cozinhar por alguns minutos até que o vegetal fique al dente. Então, retire-o da água e coloque imediatamente em uma bacia com bastante gelo e água, para que ele passe pelo choque térmico. Escorra e leve para o freezer, em potes ou saquinhos fechados.