Os nódulos reumatoides correspondem à manifestação extra-articular mais comum da artrite reumatoide, ocorrendo em cerca de 20-25% dos pacientes. A etiologia é desconhecida. Apesar de os nódulos poderem apresentar remissão espontânea durante o tratamento, eles, em geral, representam um desafio terapêutico.
A osteoartrite da mão faz com que os ossos nas articulações distais dos dedos (nódulos de Heberden) e nas articulações médias dos dedos (nódulos de Bouchard) fiquem maiores. Essas articulações e a base do polegar se tornam rígidas e algumas vezes doloridas.
Tratamento do Nódulo de Heberden É provável que estes sejam medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), como o ibuprofeno. Juntamente com a medicação, os médicos normalmente recomendam várias mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir os sintomas.
O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
As mãos e pés podem ficar gelados quando a temperatura exterior está mais baixa que o habitual. Quando isso acontece, o corpo responde contraindo os vasos sanguíneos, o que faz com que exista menos circulação sanguínea nas mãos, resultando em diminuição da temperatura e palidez.
A sensação de mãos e pés gelados ocorre porque o nosso organismo interrompe o fluxo sanguíneo nas extremidades para manter o aquecimento dos órgãos internos. O hormônio responsável por controlar esse processo é a noradrenalina.
Quais são as causas do formigamento nas mãos? Muitas condições médicas podem causar o formigamento nas mãos. Entre as principais podemos destacar: síndrome do túnel do carpo, polineuropatia, diabetes, doença de raynaud, hérnia de disco, estenose espinhal e artrite reumatoide.
O que fazer para minimizar a dormência e o formigamento?