EQST

Como A Estrutura Do Lisossomo?

Como é a estrutura do lisossomo?

Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.

É função dos lisossomos exceto?

A principal função do lisossomo é a digestão intracelular, isto é, as organelas quebram partículas do exterior da célula ou até mesmo de dentro da própria célula e as digerem em seu interior. Desta forma, podemos dizer que os lisossomos participam do processo de autofagia.

O que é um lisossomo?

Os lisossomos são organelas citoplasmáticas membranosas presentes em praticamente todas as células eucariontes. Em seu interior existem enzimas que realizam normalmente a digestão intracelular, porém extracelular em casos excepcionais.

Não é função do retículo endoplasmático?

O retículo endoplasmático é um conjunto de membranas que têm função de síntese e transporte de várias substâncias. ... O retículo endoplasmático liso não possui ribossomos aderidos em suas membranas, nelas ocorre a produção de ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides.

São características atribuídas ao retículo endoplasmático liso?

O retículo endoplasmático liso é organela cujas membranas se dobram em forma de sacos, e cuja função principal é a produção de lipídios, como óleos, fosfolipídios, esteroides, auxiliam no processo de solubilização de algumas drogas e atuam também no armazenamento de íons cálcio nas células musculares.

O que é retículo endoplasmático não granuloso?

O Retículo Endoplasmático Não Granuloso é responsável pela síntese de ácidos graxos, de fosfolipídios e de esteróides.

Qual a diferença do retículo endoplasmático granuloso e não granuloso?

A principal diferença entre a estrutura do retículo endoplásmatico granuloso ou rugoso e a do retículo endoplasmático não granuloso, envolve o fato de que o tipo granuloso ou rugoso apresenta aderido a sua estrutura externa alguns ribossomos e sua funcionalidade está relacionada diretamente com a produção de proteínas ...

Qual função é comum ao retículo endoplasmático granuloso e não granuloso?

O retículo endoplasmático granuloso além do transporte de proteínas, também tem a função exclusiva de produzir proteína. Porque ele possui em sua estrutura os ribossomos, cuja função é a síntese de proteínas, enquanto o retículo endoplasmático liso não possui ribossomos tendo a função de transportar os lipídios.

Quais são as principais diferenças entre o RE rugoso e Rê liso?

Diferente do rugoso, como o seu próprio nome indica, o retículo endoplasmático liso não possui ribossomos em sua estrutura e por este motivo apresenta um aspecto liso, sem granulações. Neles ocorrem a síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides.