A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.
3. SIMBOLOGIA DOS TIPOS DE ATERRAMENTO. Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.
Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível. Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento.
O aterramento serve para melhorar a funcionalidade de dispositivos de proteção, filtros de linha e evitar interferências eletromagnéticas em equipamentos eletrônicos. Produtos intitulados como "aterramento eletrônico", simplesmente ligam o pino terra ao terminal neutro da rede elétrica, o que pode não ser seguro.
É fato que os principais efeitos de um aparelho ou equipamento mal aterrado, é o choque elétrico ao seu usuário / operador, bem como, a resposta lenta ou ausente dos sistemas de proteção (fusíveis, disjuntores/reles, etc..). Entretanto, outros problemas operacionais também podem ter origem no aterramento deficiente.
É a utilização de duas camadas de algum tipo de isolante elétrico, podendo ser do mesmo material ou de dois materiais diferentes (ex: fita isolante e fita de alta fusão) em uma parte viva, para garantir maior segurança.
Um equipamento/aparelho Classe II ou de “isolamento dupla” é um dispositivo concebido para não necessitar do uso de um condutor de proteção (PE) ligado para a terra.