Para aqueles que se interessam pela área da saúde, é comum cogitar fazer Enfermagem antes de cursar Medicina. O sonho de se tornar médico exige extrema dedicação e perseverança e, embora não menos atraente, a carreira de Enfermagem pode se mostrar uma opção mais acessível para quem procura por um atalho.
“São diferentes formas de atenção com a saúde. O enfermeiro tem um contato muito mais direto com os pacientes e está na linha de frente. Já o médico, tem um leque de recursos auxiliares maiores, que são compatíveis com uma formação mais longa. São atividades complementares e que não concorrem”, explica o Dr.
As diferenças entre estas duas carreiras já começam no curso de graduação. Enquanto o aluno de Enfermagem tem aulas em meio período e estuda por cerca de 4 anos, quem faz Medicina tem que se dedicar aos estudos por pelo menos 6 anos e com aulas em período integral.
Técnico em Enfermagem Atua em grau auxiliar de cuidados ao paciente, sempre com a supervisão do enfermeiro, que coordena as ações. Ele é capacitado a fazer procedimentos de cuidados em pacientes em casos de média e alta complexidade. Atendimentos de pacientes em pré e pós-operatório são funções do técnico.
De acordo com o dicionário, medicina é o“conjunto de conhecimentos relativos à manutenção da saúde, bem como à prevenção, tratamento e cura das doenças, traumatismos e afecções.”
O curso de Medicina tem como principal objetivo a restauração e a manutenção da saúde, investindo no tratamento e na prevenção de doenças. Além disso, oferece conhecimentos para que o aluno possa promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, desde a infância até a maturidade.
A faculdade de Medicina é do tipo bacharelado,tem duração média de 6 anos e é oferecida em período integral. É o curso superior com maior duração no Brasil. Os dois primeiros anos desta formação constituem um ciclo básico de disciplinas teóricas que formarão o raciocínio clínico do aluno.
Fases da faculdade de medicina O curso de medicina pode ser divido em ciclo básico (primeiros dois anos), ciclo clínico (3º e 4º anos) e internato (5º e 6º anos). Nem sempre é assim a divisão, mas, de maneira geral, a lógica serve para a maioria das faculdades.
6 anos
A faixa etária predominante é de 18 a 22 anos embora seja comum alunos com idade acima desta faixa. 76 % dos alunos são do sexo feminino e 24 % dos alunos são do sexo masculino.
seis anos
Confira quais são as cinco faculdades de medicina mais respeitadas do mundo, e também, suas histórias e seus processos de seleção.