Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.
O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.
Segundo os médicos, o termo correto seria glicemia alta ou baixa, que nada mais é que o nível de açúcar no sangue....Glicemia baixa (Diabetes baixa)
7 melhores sucos para diabéticos
Saiba como preparar os 7 chás medicinais que ajudam a controlar a glicemia no sangue:
A melhor escolha é consumir a fruta fresca, principalmente aquelas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como tangerina, maçã, pera e laranja com bagaço, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido, mantendo a glicemia controlada.
O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares diminuindo assim a sensação de fome. “Você consegue controlar a glicemia, isso é importante inclusive para o diabético”, alerta a endocrinologista.
Segundo a nutricionista, a água com limão ou mesmo o suco de limão pode substituir sucos com maior quantidade de carboidratos, dessa forma, o ideal é usá-lo como substituto de sucos que tem maior quantidade desse macronutriente, de forma a reduzir a quantidade de açúcar a ser consumida no dia.
Sete Alimentos que Todo Diabético Deve Evitar
7 alimentos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue
5 remédios caseiros para Diabetes
Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.
Cardápio de refeições para diabéticos
Exemplo de cardápio para diabetes
5 trocas espertas para o almoço e jantar dos diabéticos
Tabela de alimentos para diabéticos
Devido à quantidade baixa de gordura saturada, as carnes brancas (frango, peru e coelho) são as mais recomendadas para os diabéticos. No entanto, atenção à pele! Apesar de ser deliciosa, é rica em gorduras saturadas! Quando a pele é retirada, o frango e o peru são uma ótima escolha de proteína para quem tem diabetes.
Diabético Pode Comer Peixes Salmão, sardinha, arenque, anchovas e cavala são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA, que têm grandes benefícios para a saúde do coração.
O Estudo EPIC mostrou que a coisa não é bem assim: uma dieta rica em peixes (uma ou mais porções por semana) esteve, sim, associada a uma redução de 25% no risco de diabetes. Por outro lado, o consumo de uma ou mais porções por semana de frutos do mar (camarão, ostra, lagosta, etc.)
Se você procura ideias de lanches para levar na bolsa e manter a sua dieta para diabetes, essas 4 dicas são para você:
O iogurte natural deverá ser o desnatado para evitar que o colesterol total, de quem tem diabetes, fique acima do valor normal. Caso o diabético, esteja baixo do peso normal, deverá consultar um nutricionista que irá individualizar a sua alimentação. O Diabético pode e deve consumir o iogurte natural.
Iogurte light ou com pouca gordura: a versão normal é a melhor, mas você pode incluir frutas que terá mais carboidratos. Queijo cottage: escolha aquele com baixo teor de gordura para reduzir as calorias.
Chocolate, macarrão ou linguiça são alguns dos piores alimentos para quem tem diabetes, porque além de serem ricos em carboidratos simples que aumentam a taxa de açúcar no sangue, não contêm outros nutrientes que ajudem a regular a quantidade de glicose no sangue.
Isso porque no iogurte natural não é acrescentado o açúcar, como acontece com o iogurte grego. Assim, o iogurte natural só contém açúcar natural do leite. Cálcio: Essa é outra categoria que a diferença é grande entre os dois. O iogurte natural é uma fonte muito melhor de cálcio do que o grego.
Iogurte desnatado é indicado para quem faz a dieta low carb Isso porque o desnatado é bem menos calórico e possui um teor menor de gorduras, o que o torna muito indicado para quem está tentando emagrecer, especialmente se a pessoa segue a dieta low carb.