Por falar em prevenção, embora não exista vacina, há sim cura para a doença do carrapato. Basicamente, quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for dado, maiores as chances de cura. Por isso é fundamental agir rapidamente e procurar um veterinário.
Doença do carrapato sintomas Normalmente, a partir de 8 a 20 dias depois do contágio já é possível notar alguns sinais no corpo do pet.
Doença do carrapato — sintomas apatia; perda de peso; falta de apetite; sangramentos (nasal, urina ou fezes);
Tratamentos da doença do carrapato A erliquiose é tratada com antibióticos e outros medicamentos. Pode ser preciso fazer também o tratamento com soro e transfusão de sangue. Mas é importante ressaltar que apenas o veterinário pode fazer o diagnóstico e orientar os cuidados.
O tratamento da anemia em cachorros é feito com medicamentos que estimulam a produção de sangue na medula, ração para cães adequada com suplementos de vitaminas, vermífugos e, nos casos mais graves, transplante de medula óssea e transfusão de sangue.
Tratamento e cura A Erliquiose é tratável em qualquer fase. O tratamento é feito à base de medicamentos, sobretudo os antibióticos (em especial a DOXICILINA). Por vezes é necessária a complementação do tratamento com soro ou transfusão de sangue, dependendo do estado do animal.
Para tanto, diversos fármacos podem ser utilizados no tratamento da erliquiose, entre eles estão: a oxitetraciclina, o cloranfenicol, o imidocarb, a tetraciclina e a doxiciclina. (DAVOUST, 1993). Destas, a doxiciclina constitui a droga de eleição no tratamento da erliquiose em todas as suas fases.
A erliquiose é dividida em três fases: aguda, subclínica e crônica. Os principais sintomas clínicos observados nos cães são: apatia, falta de apetite, febre, vômitos, diarreia, sangue pelo nariz, respiração ofegante e mucosas pálidas (sinal de anemia).
Não existe um tratamento caseiro para doença do carrapato cientificamente recomendado. Se o cachorro manifesta alguns dos sintomas mencionados anteriormente, é preciso levá-lo ao veterinário. Em caso de uma infestação inicial de carrapatos, porém, livrar-se deles rapidamente e preveni-los pode impedir o contágio.
Para fazê-lo devemos flexionar e extender as articulações lentamente e ao máximo, sem forçar. Devemos segurar na pata com as mãos, tanto por cima como por baixo da lesão. Esta técnica reduz a atrofia muscular, aumenta a drenagem venosa e linfática, diminui a rigidez articular e previne as contraturas musculares.
A doença do carrapato ou Febre Maculosa é transmitida através da picada de um vetor. Pessoa doente não transmite a infecção para outra pessoa.
Qual o tratamento para a cinomose?
Geralmente médicos veterinário utilizam antibioticos, para controle das infecções secundárias causadas pelo virus da Cinomose. O ideal seria você consultar o seu médico veterinário e ver se ele recomenda o Antibiótico Doxiciclina 80 mg - 20 Comprimidos para o seu caso.
Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.