Uso facultativo da vírgula O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio.
Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados:
3ª. - A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”
Aquilo que serve de exemplo e modelo: 1 amostra, exemplo, arquétipo, exemplificador, modelar, modelo, molde, padrão, paradigma, paradigmal, paradigmático, protótipo, traslado.
Significado de Exemplo substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.
Tendo surgido a partir do termo em latim conceptus, que significa “coisa concebida” ou “formada na mente”, o conceito pode ser expresso como uma ideia sobre algo ou alguma coisa. O conceito é, então, aquilo que é concebido em pensamento sobre algo ou alguém.
COMO CRIAR UM BOM CONCEITO?
a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte; - os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores (Vygotsky, 1991).
Qual a diferença entre conceito e definição? O conceito é uma construção de sentido sobre alguma coisa ou tema determinado. Já a definição tende a representar o que a coisa ou tema é realmente. Ambos são construções sociais que permitem que uma ideia seja comunicada e compreendida.