E é verdade: o mocotó é rico em gordura, proteína e ferro. Feito de patas, tripas e mondongo (que é o bucho do boi), também é conhecido como dobradinha.
Rúmen ou Bucho Friboi é o estômago do boi, ingrediente fundamental de uma receita famosa: a dobradinha. Além desse prato típico, vai bem em ensopados, cozidos e petiscos especiais. É comercializado já pré-cozido e é considerado uma ótima fonte de proteínas, rico em potássio, fósforo e sódio.
Limpe muito bem Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso. Deixe por 1 ou 2 horas, sempre virando e verificando como a peça está.
Deixe marinando no limão Esse é um truque muito utilizado desde a antiguidade e funciona muito bem. Após limpar a peça, lave muito bem em água corrente e corte em tiras médias, pois vai facilitar muito pra você na hora do preparo. Em seguida, esprema de 3 a 4 limões sobre as peças de bucho.
Modo de Preparo
Para tirar o cheiro do bucho: Aqueça a água até quase ferver. Extraia o suco de 2 dos limões. Coloque o bucho em uma bacia e regue com o suco de limão. Se estiver inteiro, esfregue bem.
Modo de Preparo
Já em casa, é preciso lavar em água corrente e deixar de molho em água com limão espremido por uns, sei lá, 15 minutos. Depois, é preciso dar uma primeira fervura em água com uma colher de sobremesa de bicarbonato. Descarta-se a água dessa primeira fervura e lava-se de novo o bucho, para retirar a gordura que sobrou.
Modo de Preparo
Significado de Buchada substantivo feminino Estômago e vísceras de carneiro ou cabra.
Em todo o Nordeste, a buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro), feitas com o próprio estômago do animal.
A dobradinha é feita com tiras do estômago do boi. A buchada é feita com o estômago inteiro do bode.
As fibras têm várias e importantes funções dentro do organismo humano. Entretanto, com a correria do dia-a-dia as pessoas optam por não consumi-las, em razão do distanciamento dos alimentos naturais no cardápio diário, da vida moderna.
A dobrada ou dobradinha é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos.
A buchada é fonte de água, proteínas e muita fibra. Além disso, a receita é rica em potássio, fósforo e sódio. Auxilia no bom funcionamento do intestino, na prevenção de diversas doenças como a diabetes e na redução do colesterol no sangue.
Apesar de rejeitado e de conter quantidade considerável de colesterol e sódio, o bucho é boa e barata fonte de proteínas, fósforo e potássio, podendo ser incluído em uma dieta saudável e balanceada.
322 calorias
Quais os melhores ingredientes para dobradinha?
O prato individual custa 21,90 reais.
Significado de Dobradinha substantivo feminino Partes comestíveis das vísceras do boi ou da vaca. Guisado feito com essas vísceras.
133 calorias
1.
Assim como, possuem alto teor de gordura saturada e principalmente de colesterol, devendo assim, ser ingerido com parcimônia, principalmente por pessoas com doenças cardiovasculares e com colesterol elevado.
Laticínios: Leite Integral, Creme de leite, Manteiga, todos os queijos gordos (curtidos e requeijão cremoso). Sobremesa: Cremosos, Sorvetes e Doces. Ovos: Gemas (até 2 por semana). Pães e Cereais: Produtos industrializados, Tortas, Bolos, Biscoitos, Pães Caseiros, “Sucrilhos” e outros cereais c/ açúcar e mel.
Pode-se comer ovos, porém, não mais do que 4 gemas por semana nos casos mais leves e não mais do que 2 gemas por semana nos casos de colesterol mais elevado ou alto risco cardiovascular. Nesta conta inclui-se alimentos que levam ovos, como bolos e massas. A clara não tem colesterol e pode ser consumida sem medo.
Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. O alimento é rico em fibras, que colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos.
Olá, O grande problema é que a maioria das pessoas preferem comer o pão francês e o de forma com margarina ou manteiga que estes sim podem aumentar o colesterol. O ideal é trocar o pão francês pela versão integral contribuindo para a diminuição do colesterol.
“Pessoas que sabem que têm níveis elevados de colesterol e querem fazer algo a respeito devem ficar longe de bebidas não filtradas, incluindo café feito na prensa francesa", disse Thelle. “Todos os outros podem tomar seu café filtrado ou coado com a consciência limpa."