A classificassão dos seres vivos Os critérios usados para essa classificação foram: Tipo de organização celular (eucariontes/procariontes); Número de células (unicelurares/pluricelulares); Tipo de nutrição (autótrofos/heterótrofos).
Proctotista ou Protista – protozoários e algas; Fungi – todos os fungos; Plantae ou Metaphyta – plantas avasculares e vasculares; Animalia ou Metazoa – reúne todos os animais.
A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.
Ordem (latim: ordo, plural ordines) é um taxon de alto nível hierárquico utilizado no sistema de classificação científica dos seres vivos para agrupar famílias constituídas por espécies que apresentam entre si um elevado grau de semelhança morfofuncional.
Gênero: constituído por um conjunto de espécies; Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.