O Distrito Federal é dividido em 33 regiões administrativas, cujos limites físicos definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos.
Mapa atualizado das Regiões Administrativas do Distrito Federal....Quantificações de regiões administrativas.
Lista de regiões administrativas do Distrito Federal por população
O Brasil está dividido em cinco Grande Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É a Unidade onde tem a sede do Governo Federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. Em número de 26, constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do País.
Atualmente, o Distrito Federal possui 31 regiões administrativas que se organizam da seguinte forma:
Podemos citar, como exemplo de cidades político-administrativas, Brasília (Brasil), Pretória (África do Sul), Washington (EUA), Ottawa (Canadá), entre outras.
Cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil ...
São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.
GEOGRAFIA. É o antigo nome que se dá para as regiões administrativas localizadas no entorno de Brasília. Ao todo, são 19 e a maior é Taguatinga, seguida de Ceilândia e Sobradinho. Elas não têm autonomia política e, por isso, são dirigidas por administradores nomeados pelo governador local.
Os administradores regionais são indicados pelo governador do Distrito Federal.
O Distrito Federal não é um Estado e nem possui municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites); exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal. ... O Distrito Federal está localizado numa porção de área que pertencia ao Estado de Goiás.
Inaugurada no dia 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília tem, atualmente, incluindo o conjunto das suas regiões administrativas – que formam o Distrito Federal – uma população estimada em 2,6 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e ...
Municípios limítrofes: Brasília é uma área que foi construída para sediar o Governo Federal, na década de 1950. Com isso, ao seu redor, existem as Regiões Administrativas (RAs), que estão no entorno da capital federal.
Capital federal do Brasil e também a sede do governo do Distrito Federal, a cidade de Brasília está situada na Região Centro-Oeste com extensão territorial de 5.
Brasília foi construída em três anos - pelo menos seus principais prédios foram concluídos nesse prazo. Em 1958, o palácio da Alvorada tinha sua fachada mostrada na revista Manchete. JK sabia que, se a sede do governo não estivesse pronta na data prevista para sua inauguração, o projeto seria abandonado.
O mais antigo deles, Planaltina, já era uma cidade um século antes de a nova capital começar a ser desenhada. Fundada em 1933, a outra, Brazlândia, era um povoado da área rural do município goiano de Luziânia e tinha menos de mil moradores em 21 de abril de 1960.
Distrito federal é o nome de uma divisão administrativa que responde diretamente ao governo central em países que se constituem como federação. ... O Município Neutro passou, depois, a Distrito Federal.
Ibaneis Rocha foi eleito governador do Distrito Federal em 2018, pelo MDB.
A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
O antigo Distrito Federal (1891–1960) foi criado em 1891 pela primeira constituição da República brasileira, e equivalia ao território do antigo Município Neutro, a sede da monarquia brasileira, que existiu de 1834 a 1891, desmembrado da província do Rio de Janeiro.
Era uma pessoa jurídica de direito público com jurisdição, até 1960, no território correspondente à atual área do município do Rio de Janeiro. Com a transferência da capital para a recém criada cidade de Brasília, o novo Distrito Federal foi criado no Planalto Central em 1960.
Brasília foi erguida no meio do cerrado, em menos de quatro anos, a partir de uma concepção modernista de urbanismo e arquitetura. A cidade foi o ápice do projeto desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), conhecido pelo lema "Cinquenta anos em cinco".
Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.