Anatomia do ouvido Todos os três estão envolvidos na audição, mas apenas o ouvido interno é responsável pelo equilíbrio. O ouvido externo é formado pelo pavilhão, popularmente chamado de orelha. Essa estrutura serve para canalizar as ondas sonoras e ajudar a direcioná-las em direção ao tímpano.
O pavilhão auditivo, ou orelha, como é mais conhecido, é muito importante para a nossa audição, e sua função principal é recolher os sons. Ela funciona como um funil que direciona o som para dentro do ouvido. Mas além disso, a orelha também funciona como uma radar, que ajuda a localizar de onde o som está vindo!
Ele divide-se em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. O órgão dos sentidos responsável pela audição é a nossa orelha, também chamada de ouvido. A fim de entender melhor sua função, costuma-se dividi-la em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.
Contrate melhores especialistas em piercing para Santo André
Hoje a Anvisa recomenda a realização do procedimento em farmácias ou em ambiente hospitalar. A intervenção pode ser realizada por enfermeiros, acupunturistas, farmacêuticos e pediatras. Bruno Almagro também observa que a ideia de furar as orelhas antes de o bebê completar 3 meses dói menos é, na verdade, um mito.
Quando furar? Não há uma idade ideal para colocar brinco no bebê. No entanto, existem algumas recomendações, como esperar a criança atingir 3,5 kg para garantir que a orelha já esteja bem formada e aguardar ela completar pelo menos 2 meses de vida, para evitar a possibilidade de infecção.
A enfermeira explica que o método dispõe de duas técnicas: realizar o orifício por meio de um cateter ou de um dispositivo silencioso. Os materiais são esterilizados e descartáveis e o procedimento custa a partir de R$ 130.
Nos Estados Unidos, furar a orelha das meninas não é tão comum como por aqui. A Associação Americana de Pediatria recomenda que os brincos sejam colocados quando a criança já tiver a capacidade de cuidar da limpeza sozinha, para diminuir o risco de inflamações.
O furo pode ser feito por médicos, enfermeiros ou auxiliares de enfermagem em alguns hospitais ou clínicas. Geralmente, o profissional limpa o lóbulo da orelha com álcool e fura com o próprio brinco higienizado.
A cicatrização, em geral, demora 45 dias. Nesse período, faça uma limpeza no local furado com cotonete e álcool 70%, sempre depois do banho. Também é recomendado girar o acessório uma vez por dia. Todo cuidado é pouco na hora de tirar e colocar a roupa, para que o brinco não enrosque na peça.
“É recomendável que o furo seja feito com um brinco de ouro ou com aço inoxidável, materiais que evitam contaminação e alergias no bebê”, recomenda a pediatra. Na hora do furo, uma pomada antibiótica e anestésica cai bem.
Não tire a joia até que o furo tenha cicatrizado O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.
Como saber se o local já cicatrizou? Quando o piercing puder ser retirado sem nenhum esforço, sem sangue e sem secreções, é sinal de que o local já está cicatrizado.
Mas para quem não quer passar esse sufoco, algumas dicas simples para que o brinco fique firme na orelha da bebê: - Usar tarrachas de rosquinha SEMPRE. São as mais indicadas, entre todas as mães de meninas. - Mesmo assim, passar base de unha na haste onde entra a tarracha.