O principal erro na conjugação do verbo possuir ocorre na forma verbal da 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. O correto é ele possui, com i final. É, contudo, frequentemente conjugado de forma incorreta, sendo erradamente escrito ele possue, com e final.
possuir
Um verbo ou uma expressão impessoal não possui sujeito. Sendo assim, fica facinho de identificar. Antes de começar a explicar um por um, existe uma regra simples que se aplica para todos: Se o verbo é impessoal, ele deve aparecer sempre na 3ª pessoa do singular – mesmo que o resto da frase esteja no plural.
Sem erros. Depois dessas explicações e exemplos, ficou fácil saber quando usar “faz ou fazem”. Se o sujeito está explícito na oração, use “fazem”; se o sujeito é inexistente, use “faz”.
A forma certa como se escreve a expressão é faz cinco anos, com o verbo conjugado no singular. Isso ocorre porque a expressão é impessoal e o verbo fazer deve ser sempre conjugado na 3. ª pessoa do singular quando isso ocorrer.
Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto. Exemplo: Faz 5 anos que o professor Rafael leciona.
A faixa etária predominante é de 18 a 22 anos embora seja comum alunos com idade acima desta faixa. 76 % dos alunos são do sexo feminino e 24 % dos alunos são do sexo masculino.
E idade máxima? Da mesma forma que não existe idade mínima, também não há um limite de idade para prestar a prova. Pessoas que já se formaram na escola há muitos anos, quem não concluiu os estudos e até idosos podem realizar o exame.
Somente estudantes que já concluíram o ensino médio ou concluirão em 2020 poderão participar do Enem Digital 2020, ou seja, treineiros só poderão fazer as provas impressas. No ato de inscrição, o participante deverá escolher entre a prova impressa ou digital. Não será possível fazer as duas.