Se é tempo composto, é preciso um verbo auxiliar O passé composé é formado desta maneira: verbo auxiliar + verbo no particípio passado. O verbo auxiliar vai ser o “être”, que você já conhece como o nosso bom e velho “ser”, ou o verbo “avoir”, que equivale ao nosso verbo “ter”.
Estes dois auxiliares são “être" (ser/estar) e “avoir” (ter). A maior parte dos verbos se conjuga com o auxiliar “avoir”. ... Os verbos intransitivos que indicam uma mudança de lugar, um deslocamento do corpo no espaço. Ex: aller, venir, arriver, partir, entrer, sortir, monter, descendre, passer, tomber...
1. Permissão, licença. 2. Despacho para se passar certidão, carta, etc.
O “passé composé” (passado composto) é correspondente ao pretérito perfeito do indicativo da língua portuguesa. O problema é que em português o tempo verbal é simples, ou seja, não utiliza um verbo auxiliar, que é o que acontece com o “passé composé” do francês, como o próprio nome indica.
É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretérito Imperfeito do Indicativo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo simples. Por exemplo: Eu já tinha estudado no Maxi, quando conheci Magali.
Os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter e haver e por um verbo principal no particípio, do qual resulta uma locução verbal. Para formar os verbos compostos somente conjugamos o verbo auxiliar, uma vez que o verbo principal estará sempre no particípio.
São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.
adjetivo A que falta alguma coisa; defeituoso. Gramática Diz-se do verbo que não tem todos os tempos, modos ou pessoas.
Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos....Tipos de defectividade verbal
Outros exemplos de verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.
d) anoitecer, amanhecer, chover, nevar. Alternativa “a”. Os verbos precaver, abolir, adequar e demolir são classificados como defectivos porque não são conjugados em todas as formas. Vale lembrar que os verbos defectivos são conjugados normalmente no pretérito e no futuro.
Os verbos nocionais são aqueles que indicam ação, atuando sempre com núcleo do predicado, e os verbos não nocionais indicam estado de ser do sujeito.
O "Aurélio" diz que "adequar" é defectivo, isto é, não tem conjugação completa. Para o dicionário, o presente do indicativo só tem duas formas: "nós adequamos, vós adequais". ... Para o "Houaiss", a flexão é completa, e a terceira do singular do presente do indicativo de "adequar" é "adéqua".
Adéquo vem do verbo adequar. O mesmo que: adapto, ajusto, aproprio, concilio, harmonizo.
Adéqua ou adequa
Ajustar algo ou alguém de modo harmônico; adaptar-se: adequou o vestido ao seu corpo; adequou-se ao vestido apertado.
O verbo “adequar” faz parte dos verbos defectivos, os quais são caracterizados por não possuírem todas as flexões verbais. ... Neste último caso em que o acento incide em “qu”,o emprego também é equivocado, uma vez que o verbo é usado nas formas em que a tônica surge após o “qu”, como em: adequamos, adequado.
Significado de Adequar Ajustar algo ou alguém de modo harmônico; adaptar-se: adequou o vestido ao seu corpo; adequou-se ao vestido apertado. Etimologia (origem da palavra adequar). Do latim adaequare.
Explicação: Ocorre crase nas expressões formadas por palavras femininas. Exemplos: à noite, à tarde, à venda, às escondidas e à vista. Forma correta: O móvel não é adequado à sala. Explicação: Adequar é um verbo defectivo, ou seja, não se conjuga em todas as pessoas e tempos.
A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ... Pode ser também um substantivo comum masculino, se referindo a um trabalho noturno ou a um sarau.
O correto é em mão, cuja abreviatura é E. M. Erro: Estou em vias de finalizar o projeto. Forma correta: Estou em via de finalizar o projeto. Explicação: A locução é "em via de" e significa "a caminho de", "prestes a".
A locução certa é EM VIA DE, com a palavra “via” no singular, uma vez que “via” significa “caminho”. Daí a razão de ser EM VIA [no caminho] DE. Assim, o correto é: Estou EM VIA de me aposentar.
A forma correta de escrita da palavra é pela, sem acento agudo. ... Nesta atual reforma ortográfica foi abolido o acento agudo utilizado no substantivo feminino péla, deixando de haver acento diferencial em palavras paroxítonas homógrafas de outras não acentuadas.
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
Significado de Tive Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa.