A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...
No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica). Dessa forma, há o represamento da água para definir um desnível e enviá-la às turbinas a fim de realizar a conversão de energia disponível em eletricidade, que será distribuída para consumo.
O principal objetivo destes estudos é conseguir fornecer uma energia “limpa”, ou seja, fornecer uma energia com um certo padrão de qualidade. Porém, devido a falhas de operação, isto nem sempre é conseguido. Entende-se por falta em um SEP como uma falha total ou parcial na continuidade do fornecimento de energia elétrica.
Conforme DiMaggio e Powell (1991a), o conceito de campo organizacional abrange um conjunto de organizações que formam uma determinada área da sua vida institucional, como seus clientes, fornecedores, concorrentes e agências reguladoras que atuam nesse espaço e que sofrem (direta ou indiretamente) as influências e o impacto de suas ações. O conceito de campo organizacional é central para a análise institucional e "pode indicar que o desempenho ou a trajetória de uma organização, ou de um grupo de organizações, estão vinculados às diretrizes valorativas e normativas dadas por atores externos, que se inserem nos diferentes níveis das organizações, afetando sua política e estrutura" (Carvalho e Vieira, 2003b:12).
A propriedade das novas instalações geradoras passaria a concentrar-se em empresas controladas pelo governo federal e pelos governos estaduais, as quais, por sua vez, tornar-se-iam responsáveis pelo suprimento às empresas atuantes no segmento de distribuição.
Os primeiros concessionários dos serviços de eletricidade constituíam-se de pequenos produtores e distribuidores, organizados como empresas de âmbito municipal por fazendeiros, empresários e comerciantes locais.
Nessa etapa da formação do setor começa a ser estabelecido o relacionamento entre as organizações, já que o município como poder concedente era o interlocutor, indicando o prenúncio de estruturação de um campo organizacional.
O setor elétrico foi contemplado com diversas ações, como a criação da correção monetária que possibilitou a correção dos ativos das empresas bem como foi reajustado o valor da tarifa de energia elétrica, que fizeram crescer o volume de recursos financeiros disponíveis para investimento no setor. Particularmente, o caixa da Eletrobrás foi reforçado pela transferência dos recursos geridos pelo BNDE e pela administração dos montantes advindos de receitas extratarifárias.
De 1880 a 2002, o setor elétrico teve alguns modelos institucionais com características distintas. Uma das questões importantes é determinar quais elementos influenciaram sua formação e estruturação, principalmente em relação ao ambiente externo.
Entrada em operação da usina de Itá (RS/SC), no rio Uruguai, primeiro grande empreendimento hidrelétrico concluído pelo capital privado no país.
Essas empresas municipais constituíram-se como resultado da iniciativa do empresariado nacional ligado à agricultura de exportação, aos serviços urbanos, principalmente iluminação e transportes, e à indústria.
Inauguração da usina de Parnaíba (SP), no rio Tietê, primeiro empreendimento hidrelétrico da São Paulo Light.
O parque gerador das empresas do Grupo Amforp foi expandido com a construção da Usina Hidrelétrica Avanhandava, da Usina Hidrelétrica Americana e da Usina Termelétrica Carioba, no estado de São Paulo, da Usina Hidrelétrica Guaricana, no Paraná, e da Usina Hidrelétrica Alberto Torres, no estado do Rio de Janeiro.
O Plano de Eletrificação do Estado de São Paulo foi desenvolvido entre outubro de 1953 e maio de 1956, por iniciativa do governo estadual, e também foi executado pela CBE. Foram criadas em São Paulo, no âmbito estadual, a Usinas Elétricas do Paranapanema S.A. (Uselpa), em 1953, que desenvolveu a execução da Usina Hidrelétrica Lucas Nogueira Garcez e da Usina Hidrelétrica Jurumirim; a Companhia Hidrelétrica do Rio Pardo (Cherp), em 1955, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Armando de Salles Oliveira e da Usina Hidrelétrica Euclides da Cunha; e a Centrais Elétricas do Urubupungá S.A. (Celusa), que iniciou os projetos da Usina Hidrelétrica Eng. Souza Dias e da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.
Com seu experimento da esfera metálica (composta por duas partes, da qual retirou todo o ar nela contido mandando atrelar dois cavalos em cada uma das partes na tentativa de separa-las) que ficou conhecida como a experiência de Magdeburgo, ele demonstrou publicamente o poder da pressão do ar.
Michel Faraday (1791 1867) Físico e químico britânico; 1831 Cria o Anel de Indução;. Realiza o objetivode “criar a eletricidade com o magnetismo”. O Anel de Indução de Faraday com duas bobinas separadas eletricamente, foi considerado o primeiro transformador.
O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes elétricos carro. É composto, principalmente, pela bateria e pelo alternador. Além das fiações e dos dependentes elétricos. O alternador é a peça que recarrega a bateria para ela fornecer energia para o veículo.
IIPhD em administração pela University of Edinburgh, Escócia. Professor de estudos organizacionais da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (Ebape/FGV). Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional, editor da revista Cadernos Ebape . BR, pesquisador nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Endereço: Praia de Botafogo, 190 - CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: [email protected]
No decorrer de 1960, foram formadas mais três concessionárias estaduais: a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a Empresa Distribuidora de Energia em Sergipe (Energipe) e a Companhia de Eletricidade de Alagoas (Ceal).
Robert Boyle (1627 1691), físico e químico. A partir do aperfeiçoamento da bomba de ar de Von Guerick, obtém êxito com as experiências sobre atração elétrica, porém as questões da ação elétrica, permaneceramainda em discussão por mais dois séculos.
Samuel Morse (1791 1872);O “pai do Telégrafo”, era pintor de retratos. Deixou a pintura e começou a estudar o eletromagnetismo. Em 1837 já havia projetado transmissores e receptores bem como a primeira versão do código de pontos e traços que foi batizado com seu nome e utilizado mais tarde em todo o mundo.
Em 1889, com a queda da Monarquia e a implantação da República, a Constituição Federal de 1891 estabeleceu um novo regime jurídico-legal, tornando o Brasil uma federação composta por estados com ampla autonomia administrativa, também estendida aos municípios. O depoimento de José Luiz Lima confirma essa situação: "...o princípio básico do setor elétrico foi o direito de acessão, ou seja, o entendimento de que as jazidas minerais, as quedas de água, todos os recursos hídricos em geral eram acessórios à propriedade da terra" (Cmeb, 1995b:14), o que deu amplos poderes aos municípios para negociarem com suas respectivas empresas concessionárias.