EQST

Quando No Usar Pino De Fibra De Vidro?

Quando não usar pino de fibra de vidro?

Porém, o paciente pode não ser indicado a usar pinos em alguns casos específicos:
  1. Raiz com canal não tratado ou que necessita de retratamento (canal está contaminado);
  2. Raiz fraturada;
  3. Raiz extremamente curta;
  4. Raiz com muita perda óssea;
  5. Raiz muito destruída por cárie.
24 de set. de 2018

Qual a indicação do pino de fibra de vidro?

O pino de fibra de vidro é indicado para situações em que os pacientes apresentam canal radicular devidamente obturado e a necessidade de restauração coronária indireta, como é o caso dos onlays, inlays, coroas parciais, coroas totais e próteses fixas.

Qual a composição dos pinos de fibra de vidro?

Os pinos de fibra de vidro são uma alternativa promissora e possuem inúmeras vantagens, um dos seus aspectos mais importantes é a estética, pois é constituído de um material que permite a passagem da luz. Em sua composição, encontra-se uma matriz resinosa, na qual estão imersos diversos tipos de fibra de reforço.

Qual cimento usa para Pino de fibra de vidro?

Aplicar imediatamente um cimento resinoso dual tipo Superpost Cement ou Superpost Core Cement. 7- Após a inserção do cimento resinoso colocar o pino de fibra de vidro.

Como colocar pino de fibra de vidro em Molar?

Desobturação do Canal A inserção do pino deve ser de aproximadamente 2/3 do comprimento radicular, permanecendo 3 a 4 mm de obturação na região apical do conduto radicular.

Precisa de anestesia para colocar pino no dente?

É uma cirurgia rápida (30 a 40 minutos) realizada no consultório do dentista em que o paciente recebe anestesia local para ficar confortável durante o procedimento. O profissional faz uma incisão na gengiva para chegar até o osso e, desse modo, colocar o pino de titânio.

Quais as indicações e requisitos para a confecção de restauração com pino Intraradicular?

A indicação de pinos intra-radicular baseia-se em parâmetros que incluem principalmente a posição do dente na arcada, a oclusão do paciente, a função do dente, a quantidade de estrutura dental remanescente e a configuração do canal.

Quais as indicações do pino de fibra de vidro pela técnica Semi-direta?

Os pinos de fibra de vidro são comumente utilizados nesses casos, pois permitem uma melhor distribuição das tensões ao remanescente dental, em razão do módulo de elasticidade do pino ser semelhante ao da dentina, além disso, possibilitam a preservação da união entre os diversos materiais utilizados e a dentina1.

Quando usar pino metalico?

Indicações: Dentes tratados endodonticamente, com perda significativa da estrutura coronária (superior a 50%) e estruturas nobres, como cristas marginais e teto da câmara pulpar. A perda dessas estruturas acarreta em um aumento da deflexão das cúspides e estruturas coronárias remanescentes levando a fratura.

Quais são os pinos intra radiculares?

Pinos intra-radiculares são dispositivos utilizados em situações de grandes destruições coronárias devido à ocorrência de extensas lesões cariosas, amplas restaurações, necessidade de tratamento endodôntico associados ou não a elementos protéticos, e fraturas dentárias.

O que significa pino de fibra de vidro?

O pino de fibra de vidro (PFV) é usado como retenção adicional intra-radicular para restauração de dente que apresenta pouco remanescente. É um meio alternativo em relação ao núcleo metálico fundido, permite preparo mais conservador, levando ao menor desgaste da estrutura dentária, reduzindo risco de fratura radicular.

Qual a sequência correta de preparo de um pino de fibra de vidro para ser cimentado em um dente tratado Endodonticamente para receber uma coroa de cerâmica?

PROTOCOLO PARA PINO DE FIBRA DE VIDRO (PASSO A PASSO – RESUMIDO) Isolamento do campo operatório Seleção do pino de fibra Preparo do conduto (com broca especifica) Prova do pino (RX) Inserção em acetona de 5 a 10s Adequação do pino - 2 passos Aplicação de silano ( Secar por 4 minutos) Limpeza com ultrassom ...

Quanto Desobturar para Pino de fibra?

Desobturação do Canal A inserção do pino deve ser de aproximadamente 2/3 do comprimento radicular, permanecendo 3 a 4 mm de obturação na região apical do conduto radicular.

Qual material cimentamos o pino de fibra de vidro dentro do canal radicular?

Levar imediatamente o cimento resinoso dual convencional para dentro do canal e inserir imediatamente o pino (O cimento pode ser levado ao canal com o próprio pino).

O que é colocar pino no dente?

O pino de implante dentário é o parafuso metálico que o implantodontista fixa no osso para confeccionar uma raiz dentária artificial. Ela servirá como base para a prótese, a parte que vai imitar o dente natural e substituí-lo na arcada, cumprindo suas funções na mastigação e na estética do sorriso.

Quantos milímetro de Guta-percha deve ser deixado para colocação de um pino Intraconduto *?

Segundo os autores o selamento apical é garantido mantendo-se de 4 a 5 mm de guta-percha apical. Trabert et al., (1984) relatam que um dente tratado endodonticamente já está estruturalmente comprometido pela cárie e pela remoção da mesma, restaurações anteriores e, finalmente, pelo preparo e obturação do conduto.

São critérios para uso de pinos Pré-fabricados?

Indicações: Dentes tratados endodonticamente, com perda significativa da estrutura coronária (superior a 50%) e estruturas nobres, como cristas marginais e teto da câmara pulpar. ... Em dentes responsáveis pela guia de desoclusão como os caninos, os pinos são recomendados.