A experiência estética acontece quando reagimos em relação a uma obra de arte , é o sentimento gerado por esta .
A experiência estética é uma maneira de o ser humano conhecer o meio ambiente, o mundo, os fenômenos, as circunstâncias e os objetos naturais e artificiais. Essa experiência causa emoções e um tipo de entendimento estético.
Quem vive no e do estético, por meio e pelo estético vive esteticamente. O homem ético é como a água tranquila que tem grande profundidade; ao contrário, quem vive esteticamente é movido só na superfície. O lema do homem estético é: in vino veritas.
Estesia tem a ver com sensibilidade, afetividade, com emoção. Como define Sodré (2006, p.
AISTHESIS (do grego) refere-se a sensível, sensitivo. Estesia é o estado de mobilização sensorial ao qual nosso organismo é submetido para perceber as coisas que nos cercam. Anestesia é o estado oposto, dessensibilização.
A relação entre estética e arte se dá pelo fato de a estética moldar os parâmetros de beleza da arte. A arte pode ser encontrada em todo o lugar , uma vez que trata - se de uma forma de comunicação por meio de expressões artísticas e culturais.
A APRECIAÇÃO ARTÍSTICA. Analisar, refletir e compreender os diferentes processos da arte, com seus diferentes instrumentos e manifestações sociais, culturais e históricas. ... OS ASPECTOS HISTÓRICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA ARTE.
Roteiro para apreciação de Artes Visuais
A humanidade cria objetos para satisfazer as suas necessidades práticas – arte utilitária; como meio de vida para que o mundo saiba o que pensa; para divulgar as suas crenças (ou as de outros); para estimular e distrair a si mesmo e aos outros; e para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
Passe um tempo experimentando os vários tipos de arte.
Com base no seu conhecimento de arte, fale um pouco sobre a obra em si. Descreva o meio usado e a composição, bem como elementos como linhas, cores, texturas e formas. Nas suas próprias palavras, discorra sobre o significado da obra.
durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a: Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado.