Os odores também se devem a bactérias que se acumulam naturalmente, durante a menstruação. “Durante esse período, graças ao sangramento constante, você retém umidade na vagina”, diz Shirazian, o que pode causar “infecções secundárias como a vaginose bacteriana, que tem um odor forte e estranho”.
A alteração nos odores do corpo, por exemplo, pode ser provocada por uma série de fatores que incluem desde a alimentação até o estresse. Mau hálito, mau cheiro nas axilas ou nas regiões íntimas, flatulências e chulé são alguns dos odores corporais que causam constrangimentos.
2 - Todas as pessoas têm um cheiro próprio Elas têm uma espécie de combinação final de todas as substâncias odoríferas liberadas através da pele. E os adultos também reconhecem o odor de outras pessoas.
Mal cheiro ou Mau cheiro? Mal é advérbio e opõe-se a bem. Mau é adjetivo e opõe-se a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mau humor (bom humor), mal-humorado (bem-humorado),mal-intencionado (bem-intencionado), mal-estar (bem-estar).
O odor é tão importante para o sabor que as indústrias de alimentos investem milhões nos chamados aromatizantes artificiais. Hoje já existem mais de dez mil aromatizantes — cada um o resultado da combinação de duzentas a trezentas moléculas de substâncias diferentes.
A equipe identificou dez qualidades básicas de odor: perfumado, amadeirado, cítrico, químico, mentolado, doce, pipoca, limão, picante e podre.
Odor é o mesmo que cheiro, a percepção do olfato. Tem como sinônimo poético a variante olor. Ao estudo do odor dá-se o nome de osmologia.
O principal órgão do sentido do olfato é o nariz. A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores.
→ Funções do olfato O olfato é um sentido muito importante, pois, além de auxiliar na percepção do ambiente alertando sobre substâncias nocivas, atua junto com a gustação na alimentação. O olfato ajuda a identificar os alimentos por meio do odor.
Olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. ... O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar.
O olfato e o paladar estão intimamente relacionados. As papilas gustativas da língua identificam os sabores, ao passo que os nervos localizados no nariz identificam os odores. ... Alguns sabores - como o salgado, o amargo, o doce e o ácido - podem ser reconhecidos sem que o sentido do olfato intervenha.
Ela explica que tudo começa nos receptores sensoriais que ficam no teto da cavidade nasal. Eles são neurônios que transformam o sinal químico das partículas do cheiro em sinal elétrico”. Esse sinal segue até o cérebro – mais precisamente na área olfatória do córtex cerebral. É lá que ocorre a percepção do cheiro.
Os cães possuem um canal só para o olfato Enquanto nós, humanos, respiramos e cheiramos pelo mesmo caminho, os cachorros possuem um canal apenas para o olfato apurado. Quando um cão inspira, parte do ar segue a rota até os pulmões. Porém, parte do ar segue um caminho diferente, dedicado exclusivamente aos cheiros.