A sarsa ardente está citada na bíblia, no livro de Êxodo, velho testamento, como o meio em que Deus se manifestou a Moisés, para chamá-lo. Uma espécie de fogo santo junto a uma sarsa que não se queimava, na qual apareceu o anjo do Senhor.
Trata-se de uma referência ao sol da manhã, motivo pelo qual tem o significado de “aurora”. Por extensão, reflete a ideia de começo e, por inerência, carrega a simbologia da esperança.
A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés. ... É nesta jornada que Moisés recebe de Deus as tábuas dos dez mandamentos.
Maná (no hebraico: מָן man). O livro bíblico de Êxodo o descreve como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita, liderado por Moisés, durante toda sua estada no deserto rumo à terra prometida.
Apesar de não terem direito à herança, pois a sua herança é o Senhor, a tribo de Levi tinha o direito devido aos sacerdotes, da parte do povo, que oferecem sacrifícios, seja de gado ou rebanho, de cereais, do vinho e do azeite.