Resposta. Dilatação Linear ocorre em uma dimensão (comprimento). Dilatação Superficial ocorre em duas dimensões (comprimento x largura). Dilatação Volumétrica ocorre em três dimensões (comprimento x altura x largura).
Dilatação superficial é o fenômeno físico que consiste no aumento das dimensões espaciais, como comprimento, altura e largura de um corpo, em razão do aumento de temperatura. ... Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.
A dilatação superficial é causada pelo aumento da temperatura sobre um objeto. Ela é proporcional à área inicial e à variação de temperatura sobre o corpo. Quando um objeto que possui dimensões de largura e altura é submetido a uma variação de temperatura, ele sofre variação em suas dimensões.
“No início das contrações de trabalho de parto, o colo não inicia dilatando de imediato. Primeiro, ele afina, tornando-se menos espesso. Para, na sequência, começar a dilatar e ampliar sua abertura para permitir a passagem do bebê na hora do parto”, explica Naira Scartezzini, obstetra e ginecologista.
A dilatação a qual Evellyn se referiu nada mais é do que o alargamento do colo do útero a fim de permitir a passagem do bebê. Ela começa com um centímetro no início do trabalho de parto, de modo geral, e chega a 10 cm na fase de expulsão. Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, todas as gestantes dilatam.
Bacia estreita Para averiguar, a gestante passa pela chamada "prova de parto". Por meio de exames clínicos, durante o trabalho de parto, o obstetra avalia se a cabeça do bebê está descendo pelo canal vaginal ou não.
O ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, criador do programa Parto Sem Medo e autor do livro de mesmo nome, afirma que, a princípio, toda gestação, em qualquer mulher, pode evoluir para o parto normal.
A força feita pela criança ao tentar nascer pode causar uma hemorragia grave e o óbito da mãe e do filho. Outro caso é a hipertensão desenvolvida pela mulher durante gestação, a eclampsia.
Segundo o médico, existe a chance de a mulher sofrer laceração no assoalho pélvico, que é o músculo que sustenta os órgãos da pélvis, causando incontinência de urina ou fezes, além de dor. A chance é maior no primeiro filho e, quanto mais velha for a mãe, maior será o risco da lesão.