As varizes na gravidez surgem devido ao aumento do volume de sangue circulando no organismo, aumento do peso, alterações hormonais e pressão do útero sobre as vasos sanguíneos pélvicos, sendo mais comum de surgirem no 3º trimestre, causando sintomas como sensação de peso nas pernas, dor ou coceira no local.
A cada hora de trabalho sentada, levante-se e faça uma pequena caminhada até o banheiro ou para beber água. Isso é importante para estimular a circulação e alongar pernas e músculos da região lombar.
No entanto, o médico pode orientar a prática de exercícios físicos regularmente, para melhorar a circulação sanguínea, e elevar as pernas acima da altura do coração sempre que possível.
É importante dizer que essas complicações são raras e geralmente acometem as gestantes que já tinham esse problema. Com os devidos cuidados, as varizes na gravidez não são mais que um desconforto.
Não há um remédio para prevenir o surgimento das varizes na gravidez. As condições da gestação, como listamos acima, são fator de risco. Se a mulher tiver histórico de varizes na família, é muito provável que tenha que conviver com elas na gestação. Porém, é possível tomar algumas medidas para amenizar o problema e evitar complicações. Veja abaixo:
No caso dos sintomas serem intensos, o médico pode solicitar um exame de ultrassom com doppler, para avaliar o fluxo de sangue no vaso sanguíneo ou a presença de coágulos. Saiba como é feito o exame de ultrassom com doppler.
O diagnóstico de varizes na gravidez é feito pelo obstetra, nas consultas pré-natais, através da avaliação do sintomas e exame físico, através da observação das características dos vasos sanguíneos.
As meias de compressão devem ser prescritas pelo médico, pois há diferentes modelos e graus de compressão, e o uso errado pode piorar o problema, em vez de ajudar.
Se você trabalha sentada, é imprescindível ter um banquinho ou um apoio de elevação para os pés. Isso evita que você fique com as pernas penduradas, ajudando na circulação sanguínea.
Manter as pernas elevadas ao final do dia e durante o sono ajuda no retorno venoso, reduzindo a ação da gravidade sobre as veias e facilitando a passagem do sangue.
É importante que a gestante com varizes faça, além do pré-natal, um acompanhamento com o angiologista, para prevenir complicações.
Dica: 4 dicas para lidar com as mudanças que a gravidez traz para o corpo da mulher
Dica: Cuidados no verão: o que uma grávida deve fazer durante essa temporada?
Além disso, é importante que a mulher faça exercício físico regular sob orientação de um profissional de educação física para aumentar a resistência das veias e impedir que dilatem.
A veia cava inferior fica do lado direito do corpo. Quando você se deita do lado direito, o útero pressiona essa veia, aumentando a pressão nas veias das pernas.
As varizes acometem principalmente as mulheres, devido a fatores hormonais — por isso, é comum haver uma piora dos sintomas nos períodos menstruais e durante a gravidez. O problema está, ainda, relacionado a predisposição genética.