Quando A Pericardiocentese Indicada?

Quando a pericardiocentese indicada

Pericardiocentese é um procedimento médico realizado há mais de 150 anos para a drenagem do derrame pericárdico, que é o acúmulo anormal de líquido no espaço pericárdico. O pericárdio é uma membrana que envolve o coração.

Quando a agulha atinge o pericárdio sente-se um “estalo” e o líquido intrapericárdico começa a jorrar ou pode ser levemente aspirado. Faz-se então a introdução de uma agulha especial, a qual deve estar conectada a uma seringa de médio calibre. A agulha deve ser introduzida com uma pequena inclinação voltada para o braço esquerdo. Embora seja um procedimento simples, deve ser realizado por pessoal especializado que utilize um registro eletrocardiográfico durante o exame, para não causar uma laceração pleural e não atingir o miocárdio (músculo cardíaco).

Recidivas dolorosas da pericardite aguda podem responder a AINEs e/ou colchicina, 0,5 mg por via oral duas vezes ao dia por 6 a 12 meses com uma redução gradual. Se esses fármacos não são suficientes, pode-se tentar corticoides, supondo que a causa não é infecciosa. Casos refratários foram tratados com antagonistas do receptor de interleucina-1 (p. ex., anacinra, rilonacept).

O aumento do sinal na sequência de inversão-recuperação com tempo de inversão curto (STIR) com ponderação em T2 e o realce tardio por gadolínio na RM cardíaca podem documentar a inflamação ativa e a resolução da constrição em resposta à terapia anti-inflamatória, enquanto sua ausência sugere pericardite constritiva crônica que é improvável que responda ao tratamento conservador. O grau de realce tardio do pericárdio pelo gadolínio pode ser especialmente útil para identificar pacientes nos quais a constrição irá reverter ou desaparecer.

Passos seguintes

Passos seguintes

li>Os seus sinais vitais serão observados de perto.li>O procedimento deve demorar cerca de uma hora.li>O seu médico fará um ecocardiograma para visualizar o fluido à volta do seu coração e a anatomia do seu coração. Isto ajudará a determinar o melhor local para inserir a agulha.

Idealmente a realização da pericardiocentese deve ser feita em local em que as condições de monitorização radiológica e hemodinâmica sejam ótimas, mas ela também pode ser realizada com segurança à beira do leito do paciente. O paciente deve ser colocado de barriga para cima ou inclinado a 45 graus, o que pode deslocar a cavidade pericárdica para mais perto da parede torácica. Em seguida, uma pequena incisão de dois ou três milímetros deve ser feita na pele, abaixo e à esquerda do apêndice xifoide ou, se não for possível, paraesternalmente (do lado do osso esterno) no quarto espaço intercostal esquerdo, pela qual uma agulha especial deve ser inserida até atingir o pericárdio. A região a ser puncionada deve ser higienizada com antissépticos e devidamente anestesiada.

A contrapulsação por balão intra-aórtico pode auxiliar em estados de baixo débito circulatório decorrentes de insuficiência da bomba ventricular esquerda refratária a fármacos. Um catéter com balão é introduzido pela artéria femoral, percutaneamente ou por arteriotomia, de maneira retrógrada, até a aorta torácica imediatamente distal à artéria subclávia esquerda. O balão infla durante cada diástole, aumentando a perfusão das artérias coronárias, e se esvazia durante a sístole, diminuindo a pós-carga. Seu valor primário é como medida contemporizadora quando a causa do choque é potencialmente corrigível por cirurgia ou intervenção percutânea (p. ex., infarto agudo do miocárdio com grande obstrução coronariana, insuficiência mitral aguda, defeito do septo interventricular).

O que acontece apГіs a pericardiocentese?

O diagnóstico é sugerido pelos achados clínicos, mas geralmente é presumido pelo aumento da silhueta cardíaca na radiografia de tórax. No ECG, a voltagem do QRS está geralmente diminuída e o ritmo sinusal permanece em cerca de 90% dos pacientes. Com derrames grandes e crônicos, o ECG pode mostrar alternância elétrica (isto é, a amplitude das ondas P, QRS ou T aumenta e diminui em batimentos alternados). A alternância elétrica está associada a variações na posição cardíaca (coração oscilante).

2. Soar J, Böttiger BW, Carli P, et al: European Resuscitation Council Guidelines 2021: Adult advanced life support [published correction appears in Resuscitation 2021 Oct;167:105-106]. Resuscitation 161:115-151, 2021. doi:10.1016/j.resuscitation.2021.02.010

Artigos selecionados

Artigos selecionados

Ocorrendo distensão abdominal, a patência das vias respiratórias é verificada novamente e a quantidade de ar aplicada durante a respiração de resgate é diminuída. A entubação nasogástrica para reduzir a distensão gástrica é retardada até a disponibilidade de equipamento de sucção, porque durante a inserção pode ocorrer regurgitação com aspiração do conteúdo gástrico. Se uma distensão gástrica pronunciada interfere na ventilação antes da disponibilidade de sucção e não pode ser corrigida pelos métodos anteriores, o paciente é posicionado em decúbito lateral, o epigástrio é comprimido e as vias respiratórias são desobstruídas.

Anticoagulantes são geralmente contraindicados na pericardite aguda porque podem causar sangramento intrapericárdico e mesmo tamponamento fatal; mas podem ser administrados na pericardite precoce que agrava o infarto agudo do miocárdio. Ocasionalmente (p. ex., com pericardite constritiva crônica), ressecção periocárdica é necessária.

O que acontece durante a pericardiocentese?

Durante a inspiração de pico, a pressão ventricular direita aumenta quando a pressão ventricular esquerda é a mais baixa (às vezes chamado discordância de imagem espelhada, sugerindo maior interdependência ventricular).

1. Edelson DP, Sasson C, Chan PS, et al; American Heart Association ECC Interim COVID Guidance Authors: Interim Guidance for Basic and Advanced Life Support in Adults, Children, and Neonates With Suspected or Confirmed COVID-19: From the Emergency Cardiovascular Care Committee and Get With The Guidelines-Resuscitation Adult and Pediatric Task Forces of the American Heart Association. Circulation 141(25):e933–e943, 2020. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.120.047463

Baixa voltagem e alternГўncia elГ©trica no eletrocardiograma sugere tamponamento cardГ­aco, mas esses achados possuem pouca sensibilidade e especificidade. Quando houver suspeita de tamponamento, realiza-se ecocardiograma a nГЈo ser que este pequeno atraso para o tratamento ponha em risco a vida do paciente. A pericardiocentese Г© realizada imediatamente para diagnГіstico e tratamento. Achados ecocardiogrГЎficos que corroboram o tamponamento incluem:

Navegação de artigos

Os exames laboratoriais do líquido pericárdico, com exceção de cultura e citologia são, geralmente, inespecíficos. No entanto, diagnósticos específicos, às vezes, são possíveis com a utilização de análises recentes visuais, citológicas e imunológicas do líquido obtido por biópsia guiada pela pericardioscopia.

1. Goto Y, Funada A, Maeda T, Okada H, Goto Y: Field termination-of-resuscitation rule for refractory out-of-hospital cardiac arrests in Japan. J Cardiol 73(3):240–246, 2019. doi:10.1016/j.jjcc.2018.12.002

Muitas condições médicas podem fazer com que o fluido se acumule à volta do coração. Esta acumulação de fluido pode causar falta de ar e dores no peito. Isto pode ser tratável com medicamentos. Noutros casos, esta acumulação de fluido é fatal e precisa de ser drenada imediatamente.

Quais sГЈo os riscos da pericardiocentese?

P>Para o seu mГ©dico como se preparar para a pericardiocentese. Provavelmente, terГЎ de evitar comer e beber durante 6 horas ou mais antes do procedimento. Pergunte ao mГ©dico se precisa de parar de tomar algum medicamento antes do procedimento.

A pericardite subaguda é um prolongamento da pericardite aguda e, portanto, tem as mesmas causas. Alguns pacientes têm constrição transitória que ocorre dias ou semanas após a recuperação de pericardite aguda.

Como a inervação do pericárdio e do miocárdio é a mesma, a dor torácica da pericardite é, às vezes, semelhante à da inflamação ou isquemia miocárdica: a dor precordial ou subesternal, vaga ou lancinante, pode irradiar-se para pescoço, linha do trapézio (especialmente à esquerda) ou ombros. A dor varia de leve a grave. Ao contrário da dor torácica isquêmica, a dor decorrente da pericardite é, geralmente, agravada por movimentação torácica, tosse, respiração ou ao engolir a comida, podendo ser aliviada ao sentar-se e inclinar-se para frente.

Tem alguma dпїЅvida sobre Cardiologia?

Tem alguma dпїЅvida sobre Cardiologia?

O lГ­quido Г© retirado atГ© que a pressГЈo intrapericГЎrdica caia abaixo da pressГЈo atrial direita, normalmente a nГ­veis subatmosfГ©ricos. Se for necessГЎria drenagem contГ­nua, um catГ©ter pode ser inserido atravГ©s da agulha no pericГЎrdio e a agulha Г© retirada. O catГ©ter pode ser deixado no local por 2 a 4 dias.

A determinação das velocidades teciduais no anel mitral pode ser útil, quando a pressão atrial esquerda excessivamente alta atenua a variação respiratória das velocidades transvalvares. Velocidades anulares mitrais (especialmente na localização septal) aumentam na pericardite constritiva; diminuem na cardiomiopatia restritiva.

O que Г© a trГ­ade de Beck?

A Tríade de Beck caracteriza-se por um conjunto de três sinais que estão associados ao tamponamento cardíaco, como sons cardíacos abafados, diminuição da pressão arterial e dilatação das veias do pescoço, dificultando a capacidade do coração para bombear o sangue.

O que Г© drenagem pericГЎrdica?

A drenagem pericГЎrdica videotoracoscГіpica Г© um mГ©todo pouco invasivo utilizado no diagnГіstico e no tratamento das efusГµes pericГЎrdicas traumГЎticas e nГЈo-traumГЎticas [5].

Onde Г© feita a pericardiocentese?

Pericardiocentese é o processo utilizado para a retirada de líquido acumulado na membrana que envolve o coração (pericárdio). O local mais usado é através do ângulo infra-esternal apontado para cima e para a esquerda (abordagem sub-xifoide).

Qual a causa e os possГ­veis sinais clГ­nicos presentes nesse paciente diante da suspeita de tamponamento cardГ­aco?

Sintomas de tamponamento cardíaco Pessoas com tamponamento cardíaco podem ter sensação de desmaio iminente ou falta de ar. Elas podem desmaiar. Elas podem ter pressão arterial baixa e frequência cardíaca rápida. A pele pode ficar fria, suada e azulada.

O que significa Back cardГ­aco?

Tamponamento cardГ­aco Г© o acГєmulo de sangue no pericГЎrdio com volume e pressГЈo suficientes para prejudicar o enchimento cardГ­aco. Os pacientes geralmente tГЄm hipotensГЈo, hipofonese de bulhas e distensГЈo da veia jugular. O diagnГіstico Г© clГ­nico e, em geral, com ecocardiografia Г  beira do leito.

Como Г© feito a pericardiocentese?

Procedimento. Trata-se de uma simples introdução de uma seringa de médio para grande calibre pouco abaixo do esterno e pouco a esquerda do paciente com uma pequena inclinação voltando a agulha para o braço esquerdo do paciente para drenar o líquido da cavidade pericárdica.

Como drenar água do coração?

“O tamponamento cardíaco exige intervenção direta e imediata. Ela implica na descompressão do coração por meio da retirada do líquido em excesso. Isso pode ser feito de duas formas: com uma punção para drenagem do líquido ou com uma pequena incisão no terço inferior do tórax, com a colocação de um dreno.

O que causa um tamponamento cardГ­aco?

As causas mais comuns são ruptura de um aneurisma aórtico (uma protuberância na parede da aorta), câncer de pulmão avançado, pericardite aguda (inflamação do pericárdio), um ataque cardíaco e cirurgia cardíaca. As lesões no tórax também podem causar tamponamento cardíaco.

O que significa abafamento de bulhas?

Abafamento de bulhas: A lâmina de líquido adicional existente entre o coração e o estetoscópio nos faz ouvir o som em menor intensidade. É como uma redução de murmúrio vesicular na ausculta pulmonar alterada por derrame pleural de moderado à grande volume.

Como drenar derrame pericГЎrdico?

Como deve ser o tratamento
  1. Pericardiocentese: procedimento que consiste na introdução de uma agulha e um cateter no espaço pericárdico para drenar o líquido acumulado;
  2. Cirurgia: utilizada para drenar o lГ­quido e reparar lesГµes no pericГЎrdio que causam o derrame;
Mais itens...