O verão 2021/2022 começa às 12h59 da terça-feira (21) e pelos próximos três meses será de calor intenso e chuva abaixo da média. Previsão que é contrária a de 2020/2021, quando o indicativo era de uma estação chuvosa com superação da média do volume de precipitações.
Até quinta-feira (13), a chuva será frequente e com intensidade de moderada a forte por várias horas em Minas Gerais. Segundo os meteorologistas, o Triângulo Mineiro e o Vale do Rio Doce deverão ter a maior quantidade de chuva do Brasil hoje.
O calor deve predominar até quarta (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Uma frente fria deve avançar sobre o estado a partir do Uruguai em direção à região leste amenizando a sensação de calor, a partir de quinta (27).
O tempo deve abrir no sábado (15) à noite. Neste dia, a mínima prevista é de 20 ºC e a máxima de 31 ºC. As pancadas de chuva darão trégua no domingo (16), quando o sol continua entre algumas nuvens e as temperaturas oscilam entre 21 ºC e 31 ºC.
Os brasileiros podem se preparar para uma onda de calor intensa na segunda quinzena de janeiro de 2022. Segundo o Climatempo, as altas temperaturas devem começar pelo Rio Grande do Sul, e em algumas cidades os termômetros podem chegar a 43ºC.
Na próxima semana, as chuvas voltam a ocorrer. No entanto, a temperatura mínima não deve ultrapassar os 19 ºC. A média de temperatura mínima de janeiro normalmente é de 19,3 °C, conforme informou a Climatempo. A última vez que a temperatura ficou abaixo de 15°C nesta temporada foi no dia 30 de janeiro de 2012, quando os termômetros registraram 14,4 °C.
Na cidade de Pará de Minas, localizada a 83 km da capital, a Prefeitura emitiu alerta pedindo a moradores que deixem as suas casas devido ao risco de rompimento da barragem hidrelétrica da Usina do Carioca. A situação da represa, que pertence à empresa Santanense, foi classificada por autoridades como "crítica".
Chove ao longo do ano inteiro em São Paulo. O mês mais chuvoso em São Paulo é janeiro, com média de 217 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em São Paulo é agosto, com média de 41 milímetros de precipitação de chuva.
A estação mais quente do ano vai de dezembro a março. Neste período, as chuvas são abundantes e o ar fica bem úmido. São cerca de 107 dias chuvosos no ano e, o mês que mais chove é janeiro. Em fevereiro os termômetros chegam a marcar 28 graus, mas a sensação térmica costuma ser mais alta.
“Estão previstos dias consecutivos de tempo seco e temperaturas elevadas, ocasionando períodos de desconforto térmico”, afirma o meteorologista do Simepar, Marco Jusevicius. Típicas do verão paranaense, as tempestades isoladas e/ou em aglomerados de nuvens só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo.
O verão em Fortaleza, e em todo o Ceará, começa mais cedo: julho já tem céus predominantemente azuis. A partir de agosto até dezembro é bastante raro chover. O calor é mais forte e a seca, mais braba, nos meses 'bró': setembro, outubro, novembro, dezembro.
Época em que historicamente ocorrem pancadas de chuvas passageiras e localizadas em dias mais quentes e umidade alta, o verão de 2022 será de muito calor, porém, intercalado com chuvas, que em alguns casos poderão ser intensas e acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.
Na tarde da próxima terça-feira, dia 21 de dezembro, mais precisamente às 12h59 (Hora de Brasília), começa o verão no hemisfério Sul. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2022, às 12h33 quando terá início o outono.
Quem quiser pegar climas mais amenos e agradáveis quando ir a São Paulo deve fazer sua viagem nos meses de outono (março a junho) e primavera (setembro a dezembro). Nessas épocas, a temperatura média é de 20°C, o que deixa os passeios ao ar livre mais agradáveis e exige menos roupas na mala.
De acordo com o Climatempo, a sensação de calor deve retomar a partir de quarta-feira (12). A previsão é de tempo nublado e que ocorra pancadas de chuva à tarde e à noite. No entanto, a temperatura começa a aumentar, com mínima de 18 ºC e máxima de 26 ºC. Na sexta-feira (14), o tempo deve continuar nublado e com incidências de chuvas, mas a temperatura máxima já deve chegar aos 29 ºC.