Uma abordagem da liderança que enfatiza as características tanto dos seguidores como dos líderes, é a teoria de liderança do vínculo da díade vertical (VDV). A mesma consiste em unir duas pessoas hierarquicamente, como por exemplo, um gerente e um subordinado.
Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados. ... Mas, na prática, um líder pode ser uma pessoa que se destaca de maneira informal, uma referência dentro de um grupo que motiva e que serve de exemplo para os demais.
Os 5 elementos essenciais da liderança
Liderança é a arte de comandar pessoas, atrair seguidores e influenciar de maneira positiva mentalidades e comportamentos ao redor. ... Um líder é uma pessoa que dirige um grupo. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo ou da empresa, por exemplo.
A autoconfiança é uma característica fundamental do líder carismático. Este tipo de líder tipicamente possui um forte senso de auto crença e raramente sente ou expressa qualquer dúvida sobre suas decisões e objetivos.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
Os 3 fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações: Valores: são a crenças e os aprendizados adquiridos ao longo do tempo. ... São as respostas a essas perguntas que movem as pessoas e justificam seus comportamentos; Modelos mentais: cada pessoa constrói um significado diferente para cada experiência.
Comportamento é relação entre organismo e ambiente, sem prioridade de existência dos elementos. Essa definição ampla já dá conta da distinção entre a concepção de comportamento adotada pelo Behaviorismo watsoniano (Watson, 1919/1924) e pelo Behaviorismo Radical.
Comportamento organizacional é o estudo de três fatores determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura.