Vias auditivas primárias No homem, o córtex auditivo (3) localiza-se na parte pósterosuperior do lobo temporal (2), no interior do sulco lateral (1). O primeiro centro integrador é comum à via primária e é formado pelos núcleos cocleares (bolbo raquidiano).
A área AI está situada no terço posterior do giro temporal superior (área 41 de Brodman), adjacente a área de Wernicke (W). A AI, que constitui a região central do córtex auditivo, recebe projeções diretas da via auditiva ascendente; mais concretamente, desde a região ventral do corpo geniculado medial do tálamo.
Na audição, o órgão sensorial é o ouvido, que capta o som o transforma numa mensagem nervosa e o cérebro auditivo que descodifica essa mensagem para que se faça a percepção.
A audição é essencial em nossas vidas, desempenhando um papel fundamental na comunicação humana. É através dela que conseguimos perceber os sons do ambiente e os sons da fala. O som é capaz de proporcionar e modificar emoções e estas tem um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida.
A função desses ossos é auxiliar na transmissão de som, captando as ondas sonoras e transmitindo ao cérebro. O ouvido interno também é incrivelmente pequeno, comparando-se ao tamanho de uma borracha de lápis.